O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres. E para registrar a data, a Secretaria Municipal da Mulher promoveu um café da manhã reunindo mulheres em situação de rua, no Museu da Imagem e do Som (MISC).
De acordo com a secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina, o evento possibilita que elas percebam que são valorizadas e que há uma rede de acolhimento.
“Este evento teve como um dos objetivos a aproximação da Secretaria com essas mulheres, em continuidade a um trabalho de valorização e cidadania, além de mostrar, para cada uma, o desenvolvimento do trabalho da gestão. Foi um evento singelo, porém de um significado grandioso”, afirma.
Uma das participantes da ação, de 27 anos, que vive nas ruas há cerca de 4 anos, comentou que uma ação como essa simboliza amor e carinho.
“Fazia tempo em que eu tomava um café da manhã tão bom. Amei esse evento.
Para a secretária da pasta, Cely Almeida, a ação também serviu para prestar orientações sobre as políticas de assistência social e de inserção no mercado de trabalho.
“É uma ação extremamente importante pois lida com mulheres que estão mais suscetíveis a sofrer todos os tipos de violência, pois o próprio espaço da rua contribui para que isto ocorra.
Hoje, asseguramos que, que a Secretaria está de portas abertas para acolher todas as mulheres que precisarem dos nossos serviços”, destacou.
Além do café da manhã, as convidadas puderam escolher roupas e acessórios que foram adquiridos por meio de doações, corte de cabelo e foram orientadas sobre todo o trabalho que a Secretaria desenvolve.