Connect with us

Cuiabá

Campanha Laço Branco mobiliza servidores para o combate à violência doméstica

Publicado

em

A jornada dos ’21 dias pelo fim da violência doméstica’, programada pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, encerra as atividades nesta quarta-feira (6), no auditório do Palácio Alencastro, com a campanha Laço Branco.

A data é marcada pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a expectativa é que os servidores se engajem nessa luta, que tem sido uma das principais bandeiras da secretaria: a conscientização social contra a violência doméstica e familiar.

“Nós estamos trabalhando fortemente este ano para buscar uma ampla conscientização. Fizemos a histórica passeata no centro da cidade, chamamos a atenção da população e agora vamos fazer o dever de casa: sensibilizar os nossos homens servidores para essa causa tão importante, que é erradicar a violência contra as nossas mulheres”, disse.

História

No primeiro ano da campanha, foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentrou um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência.

O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher.

Programação:

Dia 22/11 às 8h – Secretaria da Mulher (auditório)

Abertura da campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher

Dia 24/11 às 8h – Câmara de Vereadores de Cuiabá

Audiência Pública: Debate sobre os órfãos do feminicídio

Dia 27 e 28 /11 às 8h – Tribunal de Justiça de Mato Grosso

1ª Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Domésticas

Dia 29 /11 às 19h – Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia

Palestra: Quebrando o Silêncio

Dia 01/11 às 9h – CRAS Novo Colorado

Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher

Dia 05/12 às 8h30 – CCI Aidee Pereira

Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher

Dia 06/12 às 8h30 – Prefeitura de Cuiabá (Auditório)

Palestra: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Dia 06/12 às 13h30 – CRAS Osmar Cabral

Cine Mulher – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora