“Estamos trabalhando para sermos referência também no campo da pesquisa, desenvolvimento e publicação de conhecimento científico na área esportiva para metodologia de formação de atletas desde as categorias de base. Não podemos trabalhar com promoção da saúde no esporte, com metodologias puramente práticas sem resultados analisados e comprovados cientificamente, com teoria, prática, conhecimentos empíricos e científicos, para avaliação de ensino aprendizagem; no desempenho técnico; na performance motora; na evolução cognitiva; na demonstração de protagonismo e liderança de cada atleta, para entendermos que tudo o que fazem tem um impacto, desde o início dos treinos até a conquista de títulos”, disse.
O projeto de pesquisa que está dentro do Departamento de Rendimento, também tem uma alça no Departamento de Esporte Comunitário. Segundo o Esp. Marcos Thiago Stabile dos Santos, o objetivo da pesquisa foi usar a plataforma de saltos para testar e fazer uma análise e um diagnóstico sobre o condicionamento físico dos atletas para a idade, faixa etária e gênero, de acordo com as modalidades que eles praticam.
“O congresso nos oportunizou a trocar experiências das ciências do esporte entre congressistas e palestrantes, conhecer as novas tendências e tecnologias associadas ao desenvolvimento de atleta. Contudo podemos identificar que, para um aprimoramento no esporte, temos que relacionar a ciência com prática para se obter bons resultados e de qualidade através de um grupo multidisciplinar, e a pesquisa e a avaliação, é um grande aliado no processo de desenvolvimento esportivo”, pontua.
O secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, ressalta que esse é um desejo antigo da pasta, promover um planejamento estratégico que pontue o cenário do desporto local e suas nuances de um campo de prática, via ciência do esporte.
“Parabenizo nossos professores por desenvolverem estudos voltados ao esporte e saúde dos nossos atletas, se importando não só com os resultados, mas, de buscar a melhor e mais saudável forma de alcançar méritos nos diferentes períodos do desenvolvimento esportivo de Sorriso”, finaliza.