A exposição “Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos” será lançada nesta terça-feira (05.12), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra foi selecionada no Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e reúne trabalhos dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César e Wender Carlos.
A mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até 30 de dezembro. A parceria dos artistas, que são da mesma família, é também uma homenagem à avó deles, Dona Maria Apolônia, conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira. Ela era uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.
“Nossa avó era analfabeta, não tinha estudo, mas trazia consigo a força da oralidade. Gostava de acolher os netos, fazer os bolos preferidos, reunir a turma para contar histórias. Se decidimos abraçar a arte, certamente ela nos influenciou”, afirma a artista plástica Neide Silva.
Composta por telas e instalações, a exposição é resultado do intercâmbio criativo e troca de memórias familiares dos quatro artistas cuiabanos, que trazem obras com temáticas relativas à identidade, natureza, raízes culturais, tradições, memórias e pertencimento.
O edital Viver Cultura contou com R$ 10 milhões para fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições. Ao todo, foram selecionados 266 projetos, que apresentam a diversidade cultural do Estado.
Serviço Abertura da exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos Data: Terça-feira (05.12) Horário: Às 19h Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT Visitação: 06 a 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h Entrada: gratuita
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.