Connect with us

MATO GROSSO

Aula magna marca início de capacitação gratuita a residentes do MPMT

Publicado

em

A Procuradoria-Geral de Justiça e a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) assinaram um convênio, na sexta-feira (1º), para ofertar gratuitamente a pós-graduação latu sensu “Ministério Público Contemporâneo” a aproximadamente 220 residentes do MPMT. A aula magna que marcou a abertura do curso foi ministrada no mesmo dia pelo promotor de Justiça Kledson Dionysio de Oliveira, com o tema “O Ministério Público e o Acordo de Não Persecução Penal e Acordo de Não Persecução Civil”. 

Participaram da solenidade a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, o diretor-geral da FESMP-MT, Wesley Sanchez Lacerda, e o coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional (CAOP), Caio Márcio Loureiro. 

Conforme a FESMP-MT, o curso de pós-graduação foi elaborado e estruturado a partir da interdisciplinaridade, abrangendo temas relacionados às ciências constitucionais, cíveis e criminais, suas normas fundamentais, os impactos das inovações trazidas por institutos como delação premiada e compliance, o estudo de novas formas de  criminalidade, litígios estruturais o neoconstitucionalismo e neoprocessualismo, justiça  negociada, dentre outros relacionados. 

Com 396 horas-aula divididas em 22 disciplinas e atividades extracurriculares, a pós-graduação é 100% online e ao vivo (síncrona). As aulas ocorrem às sextas-feiras das 18h30 às 23h15 e aos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h45.

O primeiro módulo, ministrado nos dias 1º e 2 de dezembro, abordou o tema “O Ministério Público e o Acordo de Não Persecução Penal e Acordo de Não Persecução Civil”. O próximo será ministrado pelo promotor de Justiça Renee do Ó Souza, com o tema “Princípios gerais para atuação resolutiva do Ministério Público”, dias 16 e 17 de fevereiro de 2024. A previsão é de que as aulas sigam até novembro de 2026. 

Programa de residentes – O MPMT lançou, em maio deste ano, processo seletivo para o preenchimento de 308 vagas e formação de cadastro de reserva em Programa de Residência instituído pela Resolução nº 246/2023 do Conselho de Procuradores de Justiça (CPJ). As vagas foram destinadas a bacharéis em Direito que estivessem cursando pós-graduação, em nível de especialização, de mestrado, de doutorado ou de pós-doutorado, ou que tivessem concluído curso de graduação há menos de cinco anos. 

Conforme o ato do CPJ, a residência constitui modalidade de ensino supervisionada, sem vínculo empregatício de qualquer natureza, “que tem por finalidade proporcionar o aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de áreas correlatas, e dar-se-á por meio de treinamento em serviço, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, bem como auxílio prático aos membros e aos servidores do MPMT no desempenho de suas atribuições institucionais”. 

O Programa de Residência está sendo desenvolvido nas sedes de Promotorias de Justiça localizadas na Capital e no interior do estado, nas Procuradorias de Justiça e nos órgãos auxiliares da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso. A jornada de atividades do residente é de 30 horas semanais e seis horas diárias. Além da bolsa mensal, de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, os residentes recebem gratuitamente o curso de pós-graduação latu sensu “Ministério Público Contemporâneo”. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Embaixador brasileiro nos Emirados Árabes reconhece atuação da primeira-dama de MT no Parajiu- jitsu

Publicado

em

Por

Durante reunião na embaixada brasileira em Abu Dhabi, nesta segunda-feira (04.11), com o governador Mauro Mendes e a embaixadora mundial do Jiu-Jitsu, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o embaixador Sidney Romero elogiou a atuação voluntária da primeira-dama do Estado com o programa SER Família Inclusivo e a atenção ao esporte jiu-jitsu, na categoria paradesportiva.

Ele propôs auxiliar nas ações: “hoje fiquei conhecendo mais sobre o parajiu-jitsu, e esse é um elemento a mais para eu levar adiante essa agenda de esporte aqui nos Emirados, porque ele valoriza não somente o esporte, mas essa dimensão humana de dar vida e esperança para quem foi afetado por algum tipo de deficiência ou que enfrenta depressão. Fico muito feliz em recebê-la aqui. Quero divulgar e trabalhar com a senhora nesta agenda, porque Mato Grosso tem grande influência nesta promoção, e eu visto esta camisa. O trabalho feito por ela no programa SER Família Inclusivo é importante. Conte comigo e com nosso apoio aqui na Embaixada”, reiterou Sidney Romeiro.

Recentemente, na Grécia, enquanto acompanhava os atletas de inclusão reversa e do parajiu-jitsu, a primeira-dama recebeu o título de Embaixadora Mundial e a faixa preta do esporte. Ela agradeceu a recepção e contou como o esporte tem transformado a vida das pessoas com deficiência, transtornos e depressão.

“Já testemunhei histórias de superação surpreendentes, e ser embaixadora do esporte é mais uma responsabilidade para fazer o esporte alcançar mais pessoas em nosso Estado. Os benefícios do esporte na vida de crianças, jovens e adultos com diferentes deficiências, transtornos e depressão já foram comprovados. Além disso, o jiu-jitsu ensina não apenas a defesa pessoal, mas é uma arte marcial que se aplica à vida, pois valoriza, acima de tudo, a disciplina como base”, ressaltou.

O jiu-jitsu tem uma forte presença em Abu Dhabi, que se tornou um dos principais centros do esporte fora do Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao apoio do governo dos Emirados Árabes Unidos, especialmente do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, um grande entusiasta do jiu-jitsu, que introduziu o esporte nas escolas do país, tornando-o obrigatório na educação física.

A Capital dos Emirados Árabes Unidos hospeda competições de grande destaque, como o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship e o Abu Dhabi Grand Slam, que atraem atletas de todo o mundo. Essas competições oferecem prêmios significativos e são transmitidas internacionalmente, aumentando a visibilidade do esporte.

Além disso, Abu Dhabi é sede da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados (UAEJJF), que organiza e promove competições ao redor do mundo, estabelecendo padrões e regras que influenciam o esporte globalmente.

Também participaram da agenda o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, e a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.

A primeira-dama do Estado está na capital administrativa, Abu Dhabi, para o 16º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, onde acompanhará os paratletas e a equipe de inclusão reversa mato-grossense nas competições, juntamente com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP), Elcirley Luz, essa é a maior delegação de paradesporto da história de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora