Connect with us

Cuiabá

Começa no dia 10 o ‘Natal da Gente 2023’, que levará o Espírito Natalino aos bairros de Cuiabá

Publicado

em

Com a chegada da época mais esperada do ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, está preparando uma programação especial para celebrar o Natal. A edição do ‘Natal da Gente 2023’ promete levar a magia das festividades natalinas aos diversos bairros da capital, especialmente aqueles mais distantes do centro, proporcionando entretenimento e cultura para toda a população.

Com essa iniciativa, a Prefeitura busca não apenas celebrar o Natal, mas também fortalecer os laços com a comunidade, proporcionando momentos de alegria e confraternização em diferentes partes da cidade. “Que este Natal seja repleto de luz, amor e solidariedade, unindo ainda mais os corações cuiabanos em uma celebração única e especial”, declarou o chefe do Executivo Municipal, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O lançamento oficial está agendado para o dia 10 de dezembro (domingo), a partir das 19h, no Parque das Águas. A abertura oficial contará com a participação das talentosas meninas do coral do Programa Siminina, além de diversas atrações artísticas e culturais que prometem encantar tanto crianças quanto adultos. Destaque para a “Cantata de Natal”, que contará com a participação especial do Coral da UFMT, prometendo emocionar a todos e encerrar a noite festiva às 22h.

Um caminhão bitrem, totalmente transformado, levará para as localidades atrações como presépio, chuva de neve e Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho. Além disso, serão realizadas apresentações culturais e musicais.

“A programação natalina não se limita ao Parque das Águas. Nos dias subsequentes, o Natal da Gente 2023 se espalhará por diferentes bairros da cidade, levando consigo o espírito fraterno e a alegria típicos dessa época tão especial”, afirmou o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Hermann de Oliveira.

Programação:

No dia 11 (segunda-feira), a Praça Cultura do Pedra 90 será o ponto de encontro para mais celebrações natalinas. Já no dia 12, a Avenida Espigão/Tijucal será iluminada com as luzes do Natal da Gente 2023. A Praça Cultural do Parque Cuiabá será o cenário mágico no dia 13, seguida pelo Campo do Areão/Santa Isabel no dia 14 de dezembro.

A festividade continua ao longo da semana, abrangendo o Coxipó do Ouro, o Campo de Futebol do Jardim União, a Praça Principal/Três Barras, o Terminal do CPA I, o Campo de Futebol Itamarati/Planalto e, encerrando com chave de ouro, o Parque Tia Nair no dia 20 de dezembro. As programações terão início sempre às 18h.

Todas as ações serão feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá, Energisa Mato Grosso e lojas O Boticário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora