Connect with us

MUNDO

“Pode contar com a União Europeia”, diz Ursula von der Leyen a Lula

Publicado

em

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Dubai
Ricardo Stuckert/PR – 01.12.2023

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Dubai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a presidente do Poder Executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (1º), em uma reunião bilateral à margem da COP28, em Dubai, que teve início nessa quinta-feira (30).

Nas redes sociais, Von der Leyen agradeceu Lula “por sua liderança na luta contra as mudanças climáticas e pelo acordo UE-Mercosul”. A chefe da Comissão Europeia afirmou que o bloco está empenhado “em levar este acordo a termo”.

“Espero que comece com sucesso a presidência do G20”, escreveu. “Pode contar com o apoio da UE”, concluiu. O Brasil assumiu a presidência rotativa do G20 em dezembro, grupo que reúne os 19 países mais industrializados do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana.

Lula na COP28

O presidente Lula destacou nesta sexta-feira (1º), durante um discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, a exaustão diante de acordos climáticos não cumpridos e convocou a comunidade internacional a resgatar o multilateralismo como caminho para acelerar a descarbonização da economia.

Lula também alertou para a gravidade da crise climática ao mencionar que 2023 já figura como o ano mais quente dos últimos 125 mil anos, evidenciando os efeitos devastadores em biomas nacionais.

“No Norte do Brasil, a Amazônia amarga uma das mais trágicas secas de sua história”, disse o presidente. “No Sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito de destruição e morte; a ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes”, ponderou.

“O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas; do auxílio financeiro aos países pobres que não chega; de discursos eloquentes e vazios. Precisamos de atitudes concretas”, declarou Lula, diante de aproximadamente 140 lideranças internacionais.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora