Connect with us

Lucas do Rio Verde

Boas práticas para combater violência doméstica de Lucas do Rio Verde são apresentadas na capital

Publicado

em

As ações desenvolvidas pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Lucas do Rio Verde foram apresentadas nesta semana durante o I Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher, em Cuiabá. O evento foi realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Cemulher em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – Esmagis-MT nos dias 28 e 29 de novembro.

A supervisora da Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti, apresentou os desafios de Lucas do Rio Verde no acolhimento das vítimas.

“O evento contou com quatro palestras de representantes fantásticos que fizeram uma sensibilização quanto à importância de a gente ter estratégias e ações que venham minimizar o impacto da violência. Acabar com ela é difícil, mas a gente cria estratégias de proteção a essa mulher e principalmente ações preventivas que venham trazer uma conscientização. Conseguimos ver que Lucas do Rio Verde está no caminho certo. Foram dez municípios escolhidos para apresentar as boas práticas. O evento trouxe muita reflexão sobre a questão da violência, do cuidar dessa mulher, do atender, do acolher, mesmo que ela não aceite talvez fazer as denúncias, ir atrás dos canais, mas que seja oferecido para ela com qualidade, com serviço e que ela sabe exatamente que existe uma rede de apoio”, avaliou Gisele.

Entre as práticas, foi apresentado no I Encontro o Momento Mulher, que são as rodas de conversa nos bairros com mulheres moradoras de Lucas do Rio Verde, servidoras da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para divulgar os canais de denúncia e o projeto Precisamos Falar, que são conversas sobre violência doméstica e machismo com o público masculino no município.

Para a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, essa soma de esforços fortalece a rede de enfrentamento para trabalhos que vão além das campanhas de combate a violência doméstica.

“Fico muito contente por Lucas do Rio Verde ter sido escolhida entre as dez cidades de Mato Grosso para mostrar as práticas já existentes aqui. A nossa supervisora de Assistência Social, Gisele Bellotti, voltou com novas ideias e o momento agora é fortalecer essa rede de enfrentamento para que cada vez mais a cidade esteja preparada para combater este crime. O Momento Mulher nasceu dessa ideia, para dar oportunidade às pessoas a abrir o coração e entender os tipos de violência que existem. O diálogo é aberto também aos homens, com o Precisamos Falar, não só para eles entenderem o que é assédio, abusos, mas também para dizer se também são vítimas, mesmo as mulheres sendo a maioria dos casos”, definiu.

Para assistir na íntegra, clique aqui – https://www.youtube.com/watch?v=cFgyMWP1Ras&t=14525s

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Natal da Esperança: Inscrições para projetos culturais abrem dia 21

Publicado

em

Por

Os produtores culturais interessados em participar do Edital nº 008/2024, voltado para a aprovação de financiamento de projetos artísticos e culturais, voltados para a 4ª Edição do Natal da Esperança 2024, devem ficar atentos ao prazo para inscrições para seleção. Serão ofertadas 18 vagas para diferentes áreas de atuação.

As inscrições podem ser efetivadas de 21 a 30 de outubro, via on-line, por meio do seguinte link: https://forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=3T2YGX1AB6F8RMU9SCZP

Conforme o Edital, a seleção é voltada para produções artísticas culturais nas áreas de música, dança, artes circenses, teatro e atividades natalinas para participação da programação cultural do Natal da Esperança, pela Secretaria de Cultura e Turismo.

O Edital prevê apresentações artísticas culturais para compor a programação da Vila do Natal no período de 07 a 31 de dezembro, com objetivo de fomentar as atividades culturais, promovendo integração entre artistas, comunidade e também valorizar os artistas locais.

Os recursos investidos no projeto, são do Orçamento do Fundo Municipal de Cultura e chega ao valor de R$162.500,00.

Todas as regras estão disponíveis no Edital 008/2024 (em anexo abaixo). As dúvidas poderão ser esclarecidas através do telefone (65) 3548-2513 com a coordenação da equipe técnica ou exclusivamente, na sala da Coordenação do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São Paulo, no 363-E, Bairro Cidade Nova.

Confira abaixo o Edital 008/2024:

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora