Connect with us

Sorriso

Prefeitura contrata Coopervale em substituição a Bem estar

Publicado

em

Administração Pública não renova contrato com a empresa prestadora de serviços Bem Estar e contrata, em caráter emergencial, cooperativa para prestar o serviço de mão-de-obra

O contrato 326/2022, firmado com a empresa Bem Estar se encerra nesta quinta-feira (30 de novembro) e não será renovado. A decisão de não renovar o contrato foi tomada com base nas sucessivas reuniões com representantes dos trabalhadores contratados pela empresa. Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Ari Lafin juntamente com o vice-prefeito, Gerson Bicego e o secretário de Administração, Estevam Calvo, reuniu os demais secretários, o representante do Executivo na Câmara Municipal, Diogo Kriguer, o vereador Celso Kozak, para juntos dirimir todas as dúvidas e definir a empresa que irá gerir os mais de 1.200 servidores que prestam serviço à Administração Municipal, até que nova licitação seja realizada.

A partir de amanhã, dia 1º de dezembro, a Cooperativa de Trabalho Vale do Teles Pires –Coopervale -, assume, de forma emergencial, a gestão de mão-de-obra para a execução de serviços essenciais, como auxiliar de serviços gerais II, oficial de serviços gerais, servente de limpeza, coletor de detritos (diurno e noturno), auxiliar de serviços técnicos, agente de manutenção automotiva, e auxiliar de manutenção e reparos, totalizando de 1.260 profissionais. A troca, entre outras razões, foi motivada pelo fim do contrato 326/2022 com a Bem Estar e a pedido dos próprios servidores terceirizados que presam serviços para a Prefeitura.

Para tranquilizar os servidores, o secretário de Administração, Estevam Calvo, disse durante uma coletiva de imprensa, que os servidores que pretendem continuar a prestar serviço para a Prefeitura busquem cadastrar-se junto a Coopervale.
Estevam explica ainda, que a remuneração por horas será mantida. “As pequenas mudanças se devem a forma das contratações que antes eram regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), agora migram para o cooperativismo”, observa.

Quanto as salário de novembro, Estevam disse: “a Administração Municipal está articulando, junto a Justiça Trabalhista, a melhor forma de garantir que todos recebam o que tem de direito, que seja pela empresa, quer seja via Justiça.

Para o prefeito, essa mudança se fez necessária devido a insatisfação dos funcionários. “Precisamos preservar nossos servidores, para que trabalhem satisfeitos e que no final do mês recebam seus salários em dia. Estamos atendendo um pedido unânime dos servidores para que passassem para uma cooperativa local, onde se sentem além de cooperados, pois encontram apoio e explicações quando necessário”, finaliza Ari Lafin.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Projeto de intervenção urbana “A Arte Questiona a Vida” transforma ruas de Sorriso

Publicado

em

Por

Produção é parte de um esforço contínuo de promover a arte local e suas reflexões sobre a vida cotidiana

A frase “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso”, de Henry Thoreau, é uma das reflexões que a arteterapeuta Gabriela Neves escolheu para seu projeto de intervenção urbana, intitulado “A Arte Questiona a Vida”, realizado nas últimas semanas pelas ruas de Sorriso, MT.

Contemplado pelo Edital Nº003/2023 “Produções Audiovisuais”, da Lei Paulo Gustavo, o projeto visou evidenciar o impacto que a intervenção artística pode ter no cotidiano urbano. Para isso, Gabriela e sua equipe espalharam 230 pôsteres artísticos (lambe-lambes), instalaram 6 painéis e organizaram 4 intervenções interativas, com o intuito de provocar a população a refletir sobre a vida, a arte e o estado atual da sociedade.

A proposta foi de trazer a arte para o dia a dia da cidade, criando momentos de pausa e introspecção em meio à rotina agitada. De acordo com Gabriela, a experiência foi gratificante e desafiadora. “Atividades artísticas de intervenção social não tradicional, como essa, têm um papel transformador. A arte urbana é uma poderosa ferramenta de intervenção coletiva, capaz de modificar tanto o cenário urbano quanto a realidade individual de cada um”, afirma a artista.

Esse projeto não só trouxe um novo olhar sobre os espaços públicos de Sorriso, como também envolveu a comunidade, que foi surpreendida por mensagens e imagens que incentivam a reflexão e o diálogo sobre a vida e a sociedade.

O vídeo do projeto “A Arte Questiona a Vida” está programado para ser exibido até o final deste ano. Ele fará parte de um conjunto de produtos audiovisuais que estão sendo produzidos no Município ao longo de 2024. A data exata da exibição ainda será definida, e assim que for confirmada, a população será informada.

Sobre a artista

Gabriela Neves é artista plástica e psicóloga. Há doze anos trabalha com o entrelaçar desses saberes nas políticas públicas de saúde, assistência social e cultura. Nos últimos três anos tem desenvolvido, no município de Sorriso MT, diversos projetos culturais que trazem, como plano de fundo, ações de impacto na saúde mental. Como produtora cultural, já desenvolveu trabalhos de pintura, literatura, artesanato, audiovisual e intervenção urbana.

Instalações interativas

Banco de Memórias: Um banco na Avenida Blumenau foi transformado em uma instalação interativa com balões e uma placa que perguntava “Qual sua memória mais bonita?”. Os participantes eram convidados a escrever e compartilhar memórias, incentivando reflexão sobre momentos especiais.

Dispositivo Antiestresse: Em um coqueiro e em um ponto de ônibus, foram instalados 20 metros de plástico bolha com uma placa “Antiestresse”. A intervenção incentivava as pessoas a interagirem, desestressando ao estourar as bolhas.

Caixa de Flores: Uma caixa com flores foi pendurada em uma árvore com a frase “Se estiver triste, pegue uma flor”. A intervenção proporcionou conforto emocional a quem passava, levando a momentos de emoção e conexão com estranhos.

Dado do Amor: Um dado gigante foi colocado em um gramado, com perguntas e mensagens sobre o amor em cada face. A proposta era provocar reflexão e diversão sobre esse sentimento universal.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora