Connect with us

Diamantino

Idosos do Grupo Viver Legal de Diamantino se formam no Programa que incentiva alfabetização

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio das secretarias de Educação e Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou a formatura de 40 idosos do Grupo Viver Legal que participaram do Programa Mais MT Muxirum. A ação é desenvolvida por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município e aconteceu nesta terça-feira (28.11), no Centro de Eventos Juarez de Abreu.

A iniciativa tem como meta diminuir o índice de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. Durante todo o ano os idosos tiveram aulas que possibilitaram o aprendizado e o desenvolvimento na leitura e escrita, assim como conseguir resolver contas matemáticas.

O coordenador do programa em Diamantino, Osvaldo Rodrigues, falou da formatura e explicou sobre o projeto Mais MT Muxirum.

“Realizamos hoje a certificação dos alunos que participaram do programa que tem como objetivo alfabetizar as pessoas que não tiveram a oportunidade do ensino na idade certa, aprender a ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Essa é uma ação que continuará no próximo ano para que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade de participar.”

Dona Maria de Lourdes, de 77 anos, uma das alunas do “Muxirum”, contou com emoção o sentimento de desenvolver sua leitura e escrita e conseguir a partir de agora realizar as quatro operações matemáticas.

“Eu aprendi muitas coisas boas com esse programa, eu até tinha um pouco de conhecimento de leitura, mas agora eu me desenvolvi e sei ler tudo o que me der. Sei também fazer conta de matemática que eu não sabia. Agradeço muito a todos e estou muito feliz que agora sei bastante coisa.”

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel, falou sobre o desenvolvimento dos idosos no programa e parabenizou eles pela perseverança na busca pelo conhecimento.

“Esse é um programa que faz muita diferença na vida dos nossos idosos, eles estão tendo a oportunidade de aprender a ler e escrever, e poder acompanhar de perto esse processo vendo a evolução dele cada um é memorável. Parabéns a todos do nosso Grupo Viver Legal que hoje deram mais um passo em suas vidas e tem autonomia em poder ler e escrever sozinhos.”

Outra aluna do “Muxirum” foi a dona Devail Maria de Souza, de 79 anos, que contou a alegria que é conseguir aprender a ler e escrever sem depender de ninguém.

“Eu agora já sei ler um pouquinho, sei escrever também meu nome, algumas continhas de matemática sei fazer sozinha, é muito bom aprender, por isso eu quero mais ano que vem.”

Confira o registro completo desse momento cliclando AQUI

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora