Connect with us

Cuiabá

Creche ‘Mãe Nhara’ ganhará nova estrutura da Prefeitura de Cuiabá; Previsão de entrega é agosto de 2024

Publicado

em

A Creche Municipal Tertuliana Maria de Arruda Souza – Mãe Nhara, localizada no bairro Alvorada, Regional Oeste ganhará um novo prédio. As obras começaram neste mês de novembro e a previsão de entrega é agosto de 2024. A nova unidade terá capacidade para atender aproximadamente 100 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a obra será realizada com recursos próprios do Município nos padrões de qualidade estabelecidos pela gestão Emanuel Pinheiro. “As crianças vão receber um espaço novo, totalmente adequado ao processo ensino aprendizagem, no padrão das obras da Educação, da gestão Emanuel Pinheiro”, garantiu Edilene de Souza Machado.

A nova unidade está sendo construída numa área cerca de 850 metros do prédio onde hoje funciona a creche. A nova estrutura, com 572,16 m2 de área construída, terá três (03) salas infantis de 46m2, setor administrativo, cozinha completa com refeitório, banheiros infantis e para PCD, e parque infantil. Terá cobertura com telhas isotérmicas, que além de manter um controle sobre a temperatura no interior dos ambientes em períodos quentes ou frios, são mais duráveis e exigem pouca manutenção.

A unidade contará com equipamentos de acessibilidade conforme a NBR 9050/2020, normatização que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações às condições de acessibilidade.

“Por muitos anos a unidade vem funcionando em um espaço inadequado. Agora, com essa obra, a gestão Emanuel Pinheiro trará segurança e dignidade para os profissionais da educação e as crianças atendidas pela creche ‘Mãe Nhara”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora