Connect with us

MATO GROSSO

Desembargadores participam de encontro para debater inteligência artificial e segurança jurídica

Publicado

em

Os debates sobre os avanços tecnológicos alinhados ao desenvolvimento social e o entendimento e a aceitação das mudanças do cenário digital foram alguns dos temas debatidos no Seminário Geração IA: seguranças cibernética e jurídica para o desenvolvimento socioeconômico. Os desembargadores representantes da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, Helena Maria Bezerra Ramos (diretora-geral), Márcio Vidal (vice-diretor) e Marilsen Andrade Addario (membro do comitê consultivo) estiveram presente e participaram do encontro, nos dias 23 e 24 de novembro.
 
A ação foi promovida pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM) e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
 
Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes para o judiciário moderno como: ‘Desafios e Oportunidades’, ‘Impacto Social com as Novas Tecnologias’ e ‘Cidades Inteligentes’, ‘Ataques cibernéticos: uma ameaça no mundo digital’; ‘Desenvolvimento sustentável’; ‘Regulação’; ‘Segurança e inovações’; e ‘IA e meio ambiente’.
 
Eleição – Durante o evento, foi realizada a eleição da nova comissão executiva e conselho fiscal do Copedem para os próximos dois anos. A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos participou como membro da comissão eleitoral. A eleição ocorreu de forma híbrida, no auditório da Escola Paulista da Magistratura.
 
O desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense foi reconduzido como presidente. Já o diretor da Escola Judicial do Pará, desembargador Ricardo Vital de Almeida, foi eleito vice-presidente-diretor-administrativo.
 
#paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: Duas mulheres e um homem estão em pé olhando para a foto. No fundo, o imagem azul representativa de tecnologia. Imagem 2: foto com 10 pessoas em pé, uma ao lado da outra. Todos olham para a foto. Eles são os integrantes da comissão eleitoral e também a chapa eleita para o próximo biênio do Copedem.
 
Keila Maressa com informações Copedem 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende em Rondônia foragido por homicídio ocorrido em MT há 29 anos

Publicado

em

Por

Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (05.11), a Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia, prendeu em Porto Velho o autor de um homicídio ocorrido na cidade de Juína.

Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, foi condenado por um homicídio cometido no garimpo Mutum. Ele era procurado pela polícia desde 2011, quando foi sentenciado a 14 anos de prisão pelo assassinato de Noel Carlos da Silva, conhecido como ‘Baixinho’.

De acordo com o histórico do caso, o crime aconteceu na noite do dia 21 de maio de 1995, no garimpo localizado em Juína, quando a vítima e o autor estavam em uma cantina no local. Testemunhas relataram que Noel Carlos se aproximou de Eládio e, em tom desafiador, pediu a ele que atirasse em uma garrafa de cachaça que estava no chão. Diante da recusa de Eládio, a vítima o provocou e mandou que atirasse em seu peito. Em resposta, o autor fez três disparos contra Noel, que morreu imediatamente. Após o crime, Eládio fugiu do garimpo e permaneceu desaparecido por anos.

A condenação, em 2011, ocorreu após um longo processo judicial, após o Tribunal do Júri considerar o crime como homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Contudo, Eládio já estava foragido e entrou na lista de procurados pelas forças de segurança.

Nesta terça-feira, após diligências e apoio estratégico da Ficco/RO, as equipes da Regional de Juína conseguiram localizar e prender o réu. Eládio Lopes de Amorim será posteriormente enviado ao sistema prisional de Mato Grosso para o cumprimento da pena em regime fechado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora