A Caravana da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso atracou na sexta-feira (24 de novembro) no município de Santa Cruz do Xingu.
Com muita energia e disposição, a equipe da Justiça Comunitária e parceiros realizaram atendimentos nas áreas de Justiça, saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, ciência, segurança, energia e serviços bancários para mais de 800 pessoas da região.
Dignidade no olhar – Quem também aproveitou a chegada da Expedição em Santa Cruz do Xingu foi a jovem Laila Marcela de Almeida Carvalho, que nasceu com Microangiopatia Cerebral, uma pequena ‘cicatriz no cérebro’ e que, no caso dela, afetou o desenvolvimento locomotor.
Pela condição, a adolescente de 14 anos precisa da ajuda de um andador para poder caminhar e, mesmo com um pouco de dificuldade, a jovem fez questão de buscar atendimento na 5ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu.
Laila conta que graças ao projeto esta é a segunda vez que ela tem acesso à consulta oftalmológica. Nesta edição, ela voltou para verificar se houve alteração no grau esférico das lentes e já aproveitou para garantir um novo par de óculos gratuitamente.
“É uma experiência muito legal e ainda tudo de graça. Consegui trocar de armação e ajustar meu grau, então eu gostei demais. Esse projeto é muito importante, porque ajuda muitas pessoas.”
Reunião TCE – Uma das novidades deste o ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) esteve reunido com autoridades e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo durante a manhã de sexta-feira. O encontro na Câmara Municipal de Santa Cruz do Xingu teve como objetivo compartilhar instruções normativas, resoluções e boas práticas aos gestores do município durante a Expedição.
O coordenador da Expedição Araguaia-Xingu, juiz José Antônio Bezerra Filho, exaltou a parceria com o TCE e destaca que essa é a primeira vez que a instituição participa presencialmente. “O TCE trouxe na sua participação toda forma orientativa de administração aos gestores, para que quando chegue qualquer procedimento junto ao Tribunal de Contas já esteja dentro nas normas e recomendações estabelecidas.”
“A expedição é um congraçamento de instituições e com a importante participação do TCE colheremos bons frutos para a gestão pública. Em nome do Judiciário e da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, agradeço ao presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, pela confiança no projeto.”
Segundo o assessor da Secretaria Executiva Parlamentar do TCE, Jean Estevan Campos Oliveira, a iniciativa faz parte das atividades programadas para a comemoração dos 70 anos da instituição. “Nós atendemos ao chamado do Judiciário e com muita alegria estamos trazendo informações aos munícipes, para que possamos ter a boa aplicação dos recursos, priorizando sempre a eficácia e eficiência na administração pública.”
A prefeita de Santa Cruz do Xingu, Joraildes Soares de Sousa (Jo), parabenizou a equipe da Expedição pelas novidades trazidas ao município nesta 5ª Edição.
“Cada ano que passa o trabalho da Expedição vem crescendo. Nesta edição temos a participação do Tribunal de Contas como novidade. Então nós só temos que agradecer à equipe comandada pelo doutor Tony por todos benefícios e serviços trazidos à população do nosso município.”
Cronograma de próximos atendimentos: Dias 26 e 27 – São José do Xingu; Dia 29 – Luciara; Dia 02 – São Félix do Araguaia; Dias 04 e 05 – Cocalinho. O cronograma ainda inclui atendimento em aldeias de Territórios Indígenas de diferentes etnias da Região.
Conheça os parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2023:
Eixo Justiça – Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso; Justiça Comunitária de Paranatinga;
Eixo Cidadania – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Espaço Cidadania); Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT); Receita Federal; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Caixa Econômica Federal; Energisa; Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania; Instituto Galvan; Cartórios Extrajudiciais de Mato Grosso;
Eixo Saúde – Prefeituras de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia, Cocalinho e Canarana; Secretaria de Estado de Saúde (Programa Imuniza Mais); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT); Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região; Secretaria de Saúde Indígena (SESAI);
Eixo Segurança – Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso; Polícia Militar de Mato Grosso; Defesa Civil;
Eixo Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação – Juizado Volante Ambiental (Juvam); Detran-MT; Secretarias de Estado (Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação); Unemat (Campus Luciara);
Eixo Doações – Aprosoja; Bom Futuro; Studio Z.
ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem registra as pessoas sentadas sob uma tenda, em busca de atendimento. Foto 2: jovem caminha com auxilio de um andador, ela é auxiliada por um voluntário da expedição. Fotos 3: imagem de um auditório, onde um voluntária faz uma explicação sobre a expedião. Foto 4: a imagem mostra as pessoas a espera de atendimento. Elas estão sentada sob uma tenda
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
“O Estado de Mato Grosso tem feito, em especial nos últimos anos, uma atuação expressiva e significativa na atenção às pessoas egressas do sistema prisional, como a implantação dos Escritórios Sociais, qualificação e composição de equipes”, afirmou a diretora de Cidadania e Políticas Alternativas do Governo Federal, Mayesse Silva Parizi durante o Encontro Nacional da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE), realizado nesta quinta-feira(07.11), em Cuiabá,
De acordo com Parizi, a escolha de Cuiabá para sediar esse evento foi estratégica, dada a relevância das ações desenvolvidas como parte do Sistema Prisional pelo Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Conforme balanço apresentado pela Fundação Nova Chance (Funac), órgão responsável pela assistência e reinserção social de pessoas em privação de liberdade e deixando a prisão, somente em 2024, até o mês de outubro, o Governo intermediou a contratação de cerca de cinco mil pessoas privadas de liberdade e egressos.
Atualmente, existem 266 contratos ativos com cerca de 250 órgãos públicos e empresas privadas mato-grossenses que empregam mão de obra de trabalhadores privados de liberdade e egressos do sistema prisional.
Durante o encontro, o secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel PM, Héverton Mourett de Oliveira, lembrou que os resultados alcançados pela atual gestão só foram possíveis a partir da união dos esforços do Poder Executivo com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria, prefeituras e outras instituições públicas e privadas.
“Essa melhoria ocorreu porque foi possível compartilhar os desafios e somar esforços com outros órgãos para que pudéssemos enfrentar a questão da reinserção social”, destaca Mourett.
De acordo com o coronel Mourett, para que isso possa acontecer as instituições e os poderes trabalham para criar normativas e novas estruturas que permitem atender melhor aqueles que estão em iminência de deixar a prisão e os que já estão em liberdade e necessitam do suporte do poder público e da sociedade para voltar ao mercado de trabalho e assegurar renda para si e suas famílias.
O secretário adjunto da Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, citou os avanços para abertura de mais vagas e modernização das unidades prisionais do Estado, onde começa o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Conforme dados da Sesp, entre 2029 e 2023, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 300 milhões em obras e reforma das unidades prisionais. Como resultado desses investimentos, o levantamento anual do Governo Federal, este ano apresentado em outubro, Mato Grosso possui 12.988 vagas para 12.856 presos em 41 unidades prisionais. O superávit é de 132 vagas. “Houve investimento massivo na construção de vagas em um primeiro momento, para que posteriormente pudéssemos oferecer oportunidade de trabalho, educação, curso profissionalizante”, pontuou.
“Muitos estados fecham as portas para os órgãos fiscalizadores. Aqui fizemos diferentes, nós abrimos as portas para que seja possível buscar solução para os problemas encontrados. Essa é a nossa metodologia em Mato Grosso, nós temos um trabalho coeso entre os poderes, cada um dentro da sua atribuição”, acrescentou Jean Gonçalves.
Nova Chance
Durante o encontro, o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler Freitas, instituição responsável pelo atendimento a pessoas egressas e sua família, detalhou a atuação da instituição e fez um balanço dos números alcançados desde o início do ano.
Freitas explicou que em 2020, a partir da união dos Poderes Executivo, Judiciário e outras instituições públicas foram instituídos os Escritórios Sociais, que funcionam como um braço da Funac no atendimento e intermediação da mão de obra de egressos e pré-egressos do Sistema Penitenciário com empresas privadas e órgão públicos.
Desde então, são 10 escritórios funcionando em Cuiabá em cidades como Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Sorriso, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.
Encontro Regional
Além de Mato Grosso, o evento reuniu autoridades dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e de Brasília, que discutiram temas como: a Implementação da PNAPE, Espaço de reintegração social da pessoa egressa e seus familiares; Metodologia de Gestão dos Serviços Especializados e inserção entre gênero e raça, Políticas Públicas para trabalho e inclusão produtiva da pessoa egressa e seus familiares.