Connect with us

Agronegócio

OCB lança o Coopera+MT ao comemorar 50 anos

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (23.11), o Cenarium Rural em Cuiabá (MT) foi palco do lançamento do Coopera+MT, uma iniciativa do Sistema das Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT) em parceria com o Sescoop/MT. O evento, celebrando meio século de atuação da entidade, trouxe à tona debates sobre o futuro dos negócios em contextos nacionais e internacionais, inovações no cooperativismo e estratégias de gestão eficiente.

Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB/MT, inaugurou o encontro relembrando os 50 anos de trajetória da organização, destacando a evolução desde sua fundação até os dias atuais e o legado dos presidentes anteriores. Ele também projetou um futuro promissor para a economia, marcado pela inclusão de novas tecnologias e pela agroindustrialização.

Diversas autoridades se fizeram presentes, como o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e outros representantes do governo estadual. Eles enfatizaram o papel crucial do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.

Marcos Troyjo, economista e ex-presidente do Banco dos Brics, foi o primeiro a palestrar, abordando as perspectivas para negócios cooperativos no panorama global e nacional. Ele destacou o papel proeminente do Brasil na alimentação mundial e as possibilidades que emergem para o país diante das tendências de desindustrialização global.

Por sua vez, Fabíola Nader, gerente geral da OCB nacional, falou sobre as tendências atuais no cooperativismo e a importância de estar atento a novas oportunidades e tecnologias, enfatizando a relevância de entender o que realmente agrega valor para clientes e cooperados.

O evento também contou com a dinâmica “Maturidade de Governança nas Cooperativas de Mato Grosso”, liderada pelas consultoras Lilian Cruz e Andréa Dietrich, da Ambidestra. A sessão concentrou-se em práticas de gestão eficaz, inovação e planejamento estratégico a longo prazo, bem como na importância da responsabilidade social e da colaboração entre cooperativas para ampliar o impacto positivo.

Andreia Dietrich destacou o Coopera+MT como uma excelente prática para o crescimento do sistema cooperativo, apontando para a importância dos encontros temáticos que ocorreriam à tarde para aprofundar discussões e elaborar planos de ação.

Para o presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, a história do Sistema OCB/MT é um testamento da força coletiva. “Nos inspira a olhar para trás com gratidão e para frente com a certeza de um futuro próspero. O cooperativismo é uma das abordagens mais inovadoras e relevantes no mundo dos negócios, forjada a partir de muita perseverança e cooperação mútua, desde as direções passadas à atual, passando pelas superintendências e por cada colaborador que contribuiu para seu crescimento. Meus Parabéns OCB”, cumprimenrou Rezende.

O Sistema OCB/MT, compreendendo o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, o Sescoop/MT e a Faculdade I.Coop, é uma entidade que desempenha funções fundamentais e complementares para apoiar o cooperativismo no estado. Mais informações sobre a organização e o evento podem ser encontradas nos canais oficiais da OCB/MT nas redes sociais e no site institucional.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo

Agronegócio

CMN prorroga prazo para renegociação de operações de crédito rural

Publicado

em

Por

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta segunda-feira (16) a Resolução nº 5.173 autorizando as instituições financeiras a prorrogarem de forma automática, para 15 de outubro, o vencimento das parcelas e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações.  

A medida vale para parcelas de principal e juros das operações de crédito rural vencidas ou vincendas entre 1º de maio e 14 de outubro de 2024.  

A decisão do CMN inclui ainda a extensão do prazo para solicitação de prorrogação das dívidas, também até 15 de outubro, para mutuários com perda de renda igual ou superior a 30%, que não atendem aos critérios para os descontos previstos no Decreto nº 12.138.  

Por fim, a Resolução autorizou também as instituições financeiras prorrogarem, de 15 de outubro até 30 do mesmo mês, as operações de crédito com recursos controlados, cujo vencimento das parcelas de crédito rural esteja vencido ou vincendo entre 1º de maio e 29 de outubro de 2024. 

Com os novos prazos os produtores rurais que tiveram perdas não entrarão em situação de inadimplência e terão mais tempo e tranquilidade para solicitar os descontos previstos no Decreto nº 12.138/2024; a renegociação prevista item 13 do Manual de Crédito Rural (MCR), introduzido pela Resolução CMN nº 5.164/2024; e as operações de crédito com recursos do Fundo Social, de que trata a Resolução CMN nº 5.172/2024.   

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora