Connect with us

MATO GROSSO

“É uma honra contribuir e representar o Estado”, afirma estudante nomeada jovem embaixadora

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou nesta terça-feira (22.11), em parceria com a Casa Civil, a cerimônia de nomeação dos 14 novos Jovens Embaixadores, que deverão atuar em eventos institucionais, como apresentações, conferências, debates internacionais e campanhas, através do Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil e Política Pública de Línguas Estrangeiras da Seduc.

A embaixadora do programa MT no Mundo e primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, afirmou que a ação demonstra a importância dos jovens para o Estado e citou o governador Mauro Mendes e o secretário de Educação, Alan Porto, como figuras fundamentais de todas as ações que abrangem as novas oportunidades na Educação em Mato Grosso. “Agradeço a todos que acreditaram nesse programa e que, acima de todas as dificuldades, fizeram esse sonho se tornar realidade para esses jovens”, declarou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reiterou as iniciativas que estão sendo promovidas em parceria com outros órgãos e, principalmente, do intercâmbio como destaque na vida desses jovens.

“O programa MT no Mundo foi um divisor de águas na vida desses estudantes e, agora, como Jovens Embaixadores, continuarão atuando na Língua Inglesa, enquanto representam as ações internacionais do Governo do Estado”, explicou.

A jovem Marjorie Gomes, estudante da Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestinho Verissimo da Silva, em Rondonópolis, disse que se sente honrada por representar o Governo do Estado e retribuir todo apoio e atenção que tem recebido.

“Ser uma jovem embaixadora é uma experiência diferente de tudo que a gente imagina e é como se estivesse cumprindo o objetivo da vida. É uma oportunidade única que nos proporcionaram com o intercâmbio”, contou a jovem, uma das selecionadas através do teste internacional de proficiência em língua inglesa, TOEIC.

Também embaixador, Leonardo Consulo, estudante da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, em Rio Branco, explicou que a ação vem junta de muita responsabilidade. “É muito importante para a nossa prática e conhecimento cultural participar de ações que buscam fortalecer o nosso currículo e, complementam todas as ações implementadas pela Seduc”, disse.

A estudante Gabriela Iagher Freitas, da Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Sebastião Ferreira Miranda, de Canarana, afirmou que é um privilégio representar o governo nas ações diplomáticas. Segundo ela, isso representa toda a importância que o governo dá para os estudos, e principalmente, o investimento necessário para tornar os jovens peça fundamental nas ações de incentivo ao protagonismo juvenil na Língua Inglesa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora