A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), realiza nesta quinta-feira (23.11), no município de Cubati, um evento dirigido aos extrativistas. Eles terão mais uma oportunidade de conhecer a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que auxilia aqueles que vivem da coleta de produtos naturais para comercialização.
Técnicos da Empaer vão realizam uma capacitação para orientar sobre o instrumento de pagamento da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), além de diagnosticar e acompanhar os processos de venda e estabelecer parcerias locais, no âmbito da PGPM-Bio.
Para o encontro, foram convidados cerca de 30 produtores extrativistas locais, mas o evento será aberto a novos interessados em conhecer a política de subvenção. A iniciativa reunirá ainda os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empaer com os representantes legais de entidades públicas e privadas ligadas à agricultura familiar na região, além de outros potenciais beneficiários da PGPM-Bio.
Localizado na microrregião Seridó Oriental Paraibano, o município de Cubati tem produção estimada de 55 toneladas do fruto umbu extrativo, que é um dos itens amparados pela política, juntamente com açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha, buriti, cacau, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão e pirarucu de manejo.
Na safra atual, a Conab já operou investimentos de mais de R$ 150 mil para o produto umbu na Paraíba, beneficiando cerca de 12 municípios.
Serviço:
Difusão da PGPM-Bio – Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE)
Data: quinta-feira, 23 de novembro
Horário: 10h
Local: Centro de Capacitação Profissionalizante de Cubati
End: Rua Afonso Cordeiro Agra, s/n, Cubati/PB
Fonte: Pensar Agro