Connect with us

SAÚDE

Conheça os benefícios de pedalar para manter a saúde e a boa forma

Publicado

em

Conheça os benefícios de pedalar para manter a saúde e a boa forma
Redação EdiCase

Conheça os benefícios de pedalar para manter a saúde e a boa forma

Andar de bicicleta, além de contribuir para minimizar os efeitos da poluição, ajuda a eliminar gordura, torneia pernas, bumbum e barriga, beneficia o coração, entre muitos outros ganhos. “Um dos principais benefícios de andar de bike é o condicionamento aeróbio, a resistência cardiovascular. Para conseguir pedalar, o sistema respiratório deve estar funcionando muito bem. Isso significa que, para os músculos das pernas suportarem o estresse fisiológico do esforço da pedalada, os pulmões e o coração trabalham aceleradamente”, explica Claudia Cezar, fisiologista do exercício

Condicionamento físico  

Como o condicionamento físico aeróbio é bem complexo, demora um pouco para dar sinais de progresso, mas, segundo Claudia Cezar, vale a pena insistir, porque o condicionamento é a base para todos os treinos. 

“Quando não pedalo uma média de 30 km por dia, perco totalmente a saúde. Engordo, fico preguiçosa e, depois de poucas semanas, o corpo começa a doer”, comenta Renata Falzoni, cicloativista e diretora do canal Bike é Legal. Ainda assim, ela associa o pedal à natação ou ao pilates, pois o corpo dela exige musculação e alongamento. 

Vantagens do spinning 

Juliana Romantini, professora de Educação Física, explica que a aula de spinning é uma atividade aeróbica que trabalha as funções cardiovasculares e, por consequência, as reações metabólicas desse processo. “ Pedalar eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e potencializa a queima de caloria. Por isso, é uma ótima pedida para quem quer perder peso”, complementa.  

Importância da música  

O ambiente no spinning é contagiante. A música alta parece entrar em cada um dos alunos e motivá-los a continuar e ir além. “E assim é que tem que ser. O som é o fator motivacional da aula. O ritmo da música que irá determinar a cadência, a intensidade da série ou o propósito da aula. Indoor também estamos livres das interferências e das variações das ruas como buracos, chuva, vento, calor, frio etc.”, ressalta Juliana Romantini. 

Aulas diversas  

A professora explica que a modalidade também é periodizada. “Em cada aula usamos um tipo de treinamento com diferentes intensidades para gerar adaptação. Na bike estacionária também é possível reproduzir uma reta ou subida. Na primeira situação, não usamos carga; já no segundo caso, a pegada da bike e o peso mudam”, finaliza a profissional.  

Bike estacionária x pedalar ao ar livre 

Você pode pedalar ao ar livre em parques e ruas pouco movimentadas, ou encarar uma aula de spinning na academia com exercícios variados. “Aos alunos iniciantes, recomendo começar pela bike estacionária, na qual as variáveis do treino são muito mais controladas e o professor consegue orientar e observar se a pessoa mantém a postura correta durante o período em que pedala”, destaca Juliana Romantini. 

Fonte: IG SAÚDE

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT pede ajuda com a doação de alimentos e fraldas adulto

Publicado

em

Por

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda à sociedade para doação de alimentos e fraldas geriátricas. No momento, o estoque está em baixa de produtos como arroz, feijão, leite integral e vegetal, fubá, óleo, gelatina, suco concentrado, macarrão, azeite, açúcar e demais itens.

O HCanMT é referência no atendimento oncológico no estado, e, somente esse ano, já superou os 80 mil atendimentos em diversas especialidades. Para manter esse gigante mato-grossense, a unidade necessita de apoio em doações de empresas, parceiros e de toda a comunidade.

“Atualmente, servimos mais de mil refeições ao dia para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para ter uma ideia, o Hospital utiliza por mês duas toneladas de arroz, 650 quilos de feijão, 2.500 litros de leite integral, 3.450 caixinhas de gelatina e por aí vai. Lembrando que a alimentação equilibrada e completa é essencial para garantir a saúde dos pacientes”, aponta a Coordenadora de Nutrição do HCanMT Thalita Azambuja.

A unidade também está precisando muito de doação de fraldas adulto nos tamanhos M, G, X e XG. Em média, são usadas mais de 200 fraldas de cada tamanho por mês. O HCanMT pede que sejam doadas fraldas regulares, ou seja, aquelas comuns, uma vez que os modelos em formato “calcinha/cueca” são mais difíceis de vestir em pacientes acamados.

Quem puder ajudar o Hospital, basta levar as doações na Central de Captação da instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 8h às 12h. Os interessados em ajudar, também podem fazer a doação por meio do PIX: 24.672.792/0001-09 (CNPJ) e solicitar o comprovante pelo WhatsApp (65) 98435-0386.

Mais informações pelo 3648-7567, (65) 98435-0386 ou di@hcancer.com.br

POR Assessoria.

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora