Connect with us

MATO GROSSO

Violência em pauta: dois a cada três brasileiros já presenciaram mulher sendo vítima de violência

Publicado

em

Segundo dados do Fórum de Segurança Pública, dois a cada três brasileiros já presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou sofrendo violência verbal. Os números alarmantes são abordados durante a terceira semana da campanha de enfrentamento à violência da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Na peça publicitária que já está disponível no Instagram do TJMT (@tjmtoficial), as pessoas são sensibilizadas a compreender que a violência não é um problema individual e sim, coletivo. Além disso, os níveis e tipos de violência são expostos para promover a conscientização de que toda agressão pode, potencialmente, evoluir para o feminicídio.
 
“O Ciclo da Violência é uma ferramenta pedagógica muito importante para que todos nós possamos visualizar quais são as fases da violência e compreender que ela funciona como um sistema circular. Primeiro, há o aumento da tensão, onde ameaças, calúnia, difamação e injúrias são proferidas pelo agressor, fazendo com que a vítima se sinta em situação constante de perigo. Depois, o ataque violento onde há maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, morais ou patrimoniais que vão escalando a sua frequência e intensidade. Por fim, há a lua de mel, onde o agressor envolve a vítima com carinho e atenção e promete mudar, mas a gente sabe que isso não se concretiza”, explicou a coordenadora do Cemulher-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
No Portal da Cemulher-MT você tem acesso a todas as ações e iniciativas do órgão que atua há 11 anos no enfrentamento da violência doméstica e familiar, e também participa ativamente na articulação com órgãos governamentais e entes não-governamentais municipais, estaduais e nacionais para ampliar os esforços no enfrentamento e prevenção à violência.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 01: Arte contendo a frase: “Mais do que ser contra, é preciso denunciar!” em caixa alta. Centralizado e em close up, há uma mulher negra ao telefone, ela tem o olhar preocupado.  Logo abaixo está escrito “Denuncie! Ligue 180!”, no rodapé estão as logomarcas de Poder Judiciário e da Cemulher TJMT.
 
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Chuva retorna e trânsito no Portão do Inferno é interrompido novamente

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística informa que o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, foi novamente bloqueado, às 11h30 desta sexta-feira (22.11), em razão do retorno da chuva intensa no local.

A interrupção do trânsito segue o protocolo de segurança estabelecido pelo Governo do Estado, como forma de prevenir deslizamentos e evitar acidentes. Na última hora foram registrados mais de 30 milímetros de chuva na região.

A rodovia só poderá ser reaberta após o fim da chuva, com uma vistoria feita por equipe técnica e avaliação sobre a quantidade de água que caiu no local. Não há previsão no momento.

Enquanto a rodovia estiver interditada, a rota alternativa indicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para os motoristas que desejam transitar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, é seguir pela BR-163/070 e até Campo Verde e depois pelas MTs-140 e 251 até Chapada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora