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Cuiabá

Restaurante Popular retoma atendimentos com nova estrutura e é aprovado pela população; “Qualidade é ótima”

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Localizado na Rua Barão de Melgaço, no centro da capital, o Restaurante Popular Elza Fortunato Biancardini, que passou por uma ampla reestruturação e modernização, promovida pela gestão Emanuel Pinheiro, reiniciou as atividades nesta terça-feira (14). Em menos de duas horas de funcionamento, mais de sessenta pessoas haviam almoçado no local, garantindo uma refeição rica nutricionalmente ao valor simbólico de R$2. O Restaurante Popular funcionará de segunda à sexta-feira (excetuando feriados e finais de semana), no horário das 11h às 14h.

“Essa fase do Restaurante Popular faz parte da nossa nova política de Segurança Alimentar pensada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e toda a sua equipe de Assistência Social. Junto com o programa Prato Cheio, que idealizamos para descentralizar a alimentação social, vamos atender mais de 26 mil refeições ao mês e chegar àquelas pessoas que mais precisam”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que acompanhou todo o trabalho de modernização do novo espaço do Restaurante Popular para garantir comodidade ao público.

Senhor Antônio Hernani Martins, 75 anos, foi um dos primeiros a chegar para garantir o almoço.

“Para quem conta com uma renda mensal de um salário mínimo, esse serviço oferecido pela Prefeitura de Cuiabá é muito bom, pois temos a chance de nos alimentar bem pagando pouco. Comi, gostei e aprovei. A qualidade é ótima”, afirmou.

O senhor Mário de Palma, 78 anos, também é um frequentador do restaurante popular. Vendedor ambulante de salgados, ele elogiou a ideia de manter esse estabelecimento para fornecer refeições de boa qualidade a baixo custo. “Aqui, com apenas R$2, temos a oportunidade de comer tudo que precisamos para manter a saúde. Tem arroz, feijão, um tipo de carne ou frango, salada, suco e até sobremesa. Estou muito feliz”, agradeceu.

Nesta terça-feira (14), o cardápio do dia inclui arroz, feijão, estrogonofe de carne, farofa de couve, salada de alface, beterraba, tomate, suco, paçoca e uma fruta. Para o primeiro dia de atendimento, foram produzidos 80 quilos de arroz, 25 quilos de feijão, 60 quilos de carne, além de verduras e legumes, suficientes para atender aproximadamente mil pessoas.

“Vamos ajustando a quantidade gradativamente, conforme a demanda, para evitar o desperdício. No entanto, elaboramos tudo com cuidado, de forma balanceada, para oferecer uma refeição nutricionalmente correta”, explicou a nutricionista responsável, Ladiana Martins Moraes.

Compromisso

A reestruturação do espaço abrangeu diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. As instalações foram atualizadas para garantir padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, priorizando também a acessibilidade, com banheiros adaptados, cozinha equipada com equipamentos de qualidade e refeitório com espaços adequados para atender o maior número de pessoas diariamente. A capacidade de atendimento é de 1,7 mil refeições por dia.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reforçou o compromisso no combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Em setembro, assinamos o convênio para efetivação do maior programa da história de Cuiabá: o Prato Cheio, além da adesão ao Plano Brasil Sem Fome, desenvolvido pelo governo federal, que agrega 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

“Eu sempre digo que a minha gestão se pauta pelo respeito e trabalho por quem mais precisa. A fome é uma ameaça constante à dignidade humana e à igualdade de oportunidades e a gestão não mede esforços para que esse cenário tão cruel e que afeta tantas famílias seja erradicado”, defendeu Emanuel Pinheiro.

Sem Restrições

O Restaurante Popular fornecerá diariamente almoço a um preço acessível e com um cardápio balanceado conforme as orientações nutricionais. Sem restrições e independentemente de cadastro em algum programa social, qualquer cidadão poderá ter acesso ao alimento.

“É motivo de muito orgulho a retomada desse atendimento, de forma presencial, à população cuiabana. Faz parte da premissa da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro, oferecer um atendimento de qualidade com serviços de excelência. O ambiente foi todo reformado para melhor atender qualquer cidadão que pode ter acesso a um cardápio balanceado, preparado por nutricionistas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Zaide Maria Neckel, proprietária da empresa Norte Sul, responsável pelos serviços do Restaurante Popular, expressou satisfação com a parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Com vasta experiência no ramo alimentício voltado ao atendimento do público em situação de vulnerabilidade social, ela destaca que o baixo custo não compromete a qualidade da comida.

“A gente fica muito contente de poder atender o pessoal com baixa renda, com uma alimentação saudável e balanceada. Tudo aqui é elaborado por uma equipe especializada. Para que as pessoas tenham confiança no cuidado em que os alimentos são preparados, o interior da cozinha pode ser observado pela população. Preparamos tudo com muito carinho e dedicação. Todo mundo que vai conseguir ver realmente de fora para dentro toda a organização”, ressaltou Zaide.

“Temos como prioridade oferecer uma alimentação de qualidade, altamente balanceada, de baixo custo e prezando sempre o consumidor final. A nossa prioridade é fazer com que os clientes saiam do restaurante satisfeitos”, comentou a proprietária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

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Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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