O embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, destacou o acerto do Governo de Mato Grosso ao buscar fortalecer a relação de comércio bilateral com os indianos.
A declaração ocorreu durante o primeiro dia de reuniões da delegação mato-grossense na Índia, promovidas em conjunto com o Sebrae e a Apex, nesta segunda-feira (13.11). A comitiva desembarcou em Nova Dehli após encerrarem os trabalhos na China.
“É uma missão muito oportuna. Nós estamos vivendo um momento de expansão do comércio bilateral e também de aproximação das relações mútuas de investimento”, afirmou o embaixador.
O diplomata ressaltou que a Índia é um país em constante crescimento e, segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ritmo deve permanecer até 2030.
Segundo Kenneth, a grande população da Índia representa um mercado significativo para os produtos mato-grossenses.
“A Índia representa um mercado de 1,4 bilhão de pessoas que estão ascendendo, progressivamente, à classe média. Portanto, a demanda por alimentos e de produtos deverá aumentar muito nos próximos anos. É uma grande oportunidade para o Governo de Mato Grosso e para o Brasil de modo geral”, destacou.
O governador Mauro Mendes também pontuou a importância de fortalecer essa relação, que deve abrir novos mercados para a venda dos alimentos produzidos em Mato Grosso.
“Foram encontros institucionais muito importantes, em que mostramos as oportunidades de ampliarmos essa cooperação. Também promovemos encontros entre empresários e empreendedores mato-grossenses e indianos para demonstrar os pontos positivos de estabelecermos uma relação mais ativa”, relatou.
Com uma população seis vezes maior que a do Brasil, a Índia é um grande mercado que pode fazer Mato Grosso crescer ainda mais, segundo Mauro Mendes.
“Tenho absoluta convicção de que fazer negócio com a Índia vai ampliar as exportações dos produtos de Mato Grosso para o mundo. E com a parceria entre os empreendedores e empresas, isso vai trazer muitas oportunidades para nós”.
Comitiva
Os encontros na Índia foram acompanhados pela primeira-dama Virginia Mendes, os secretários de Estado César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública).
Também compõem a comitiva os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de representantes de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Famato e Sebrae.
Os projetos de etnoturismo Menanehaliti e Balatiponé, apoiados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), irão representar Mato Grosso no Abeta Summit 2024, um dos principais eventos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. O evento começa nesta quarta-feira (30.10) e vai até sábado (02.11) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (PR), reunindo especialistas e lideranças do turismo de natureza.
Os projetos, oriundos das comunidades Haliti-Paresí e Umutina-Balatiponé, já se destacam como referências no turismo de base comunitária, promovendo o etnoturismo de forma responsável e valorizando a rica cultura indígena de Mato Grosso. Segundo Aline Fonseca, coordenadora de Estruturação e Qualificação no Turismo, a participação no evento é uma oportunidade crucial para os projetos consolidarem sua presença no mercado.
“Teremos um painel de 45 minutos para apresentar o que já foi desenvolvido nesses territórios. É uma chance ímpar de visibilidade e aprendizado, além de fortalecer a comercialização dos produtos”, afirma Aline.
Simão Nezokemazokai, representante do projeto Menanehaliti, e Gabriela Monzilar Calomezore, do projeto Balatiponé, estarão à frente da apresentação e abordarão temas como segurança, inovação e sustentabilidade no etnoturismo. Além disso, os projetos serão expostos na área “Re)Descobrindo o Brasil”, aberta ao público, destacando tradições como artesanato e pintura corporal, elementos que simbolizam a diversidade cultural das comunidades.
Durante os três dias do evento, os representantes dos projetos também participarão de mais de 30 capacitações e terão contato com figuras importantes do turismo indígena, Aline Fonseca destaca que esse intercâmbio é fundamental para o crescimento dos projetos.
“Eles terão contato com referências do setor, o que pode fortalecer ainda mais suas práticas e ajudá-los a consolidar o etnoturismo de maneira sustentável”, completa.
Ambos os projetos que estão sendo planejados e executados há dois anos, já possuem anuência oficial da Funai, estão em processo de expansão e já receberam turistas internacionais. A Aldeia Massepô, uma das comunidades participantes, recentemente recebeu visitantes do Canadá, sinalizando o crescente interesse pelo turismo cultural em Mato Grosso.
Com a criação da agência de turismo 100% indígena, os turistas interessados em conhecer os projetos podem ter contato direto com agentes indígenas capacitados, facilitando o agendamento de visitas e a obtenção de informações detalhadas sobre os roteiros e valores. Essa iniciativa reflete o compromisso das comunidades em oferecer uma experiência autêntica e organizada, respeitando suas tradições e o meio ambiente.