Connect with us

BRASIL

Enem 2023: segundo dia de aplicação da prova acontece neste domingo

Publicado

em

Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraíso
Paulo Pinto/Agência Brasil – 05/11/2023

Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraíso

Neste domingo (12), ocorre o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Hoje, os participantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática.

Os candidatos que pediram tempo adicional para realizar a prova e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para concluir o exame, que segue o horário de Brasília.

Hoje, os portões abrirão às 12h e fecharão pontualmente às 13h. O início das provas acontece às 13h30 e os candidatos poderão realizar o exame até as 18h30.

Os estudantes que precisarem comprovar a presença no Enem devem emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

🚨 Mas atenção: o documento deve ser impresso pelo aluno e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. Depois da aplicação do exame, o Inep não fornece mais o comprovante de presença.

Reaplicação

Os que perderem a prova por algum dos motivos justificáveis segundo o edital, como doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, devem solicitar a reaplicação do exame entre os dias 13 e 17 de novembro. Veja aqui como solicitar.

Os que tiverem a solicitação aprovada pelo Inep farão as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Quando sai o gabarito oficial?

Os gabaritos oficiais dos dois dias do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro. Os participantes deverão acessar a seçã o ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Inep e conferir os resultados.

E os resultados?

Segundo o cronograma do Enem, os resultados serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 e estarão disponíveis na Página do Participante.

Já o espelho da redação, será disponibilizado aproximadamente dois meses após a divulgação dos resultados e também poderá ser consultado no mesmo portal.

O Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes e se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. As notas obtidas pelos candidatos podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, além de bolsas de estudo e financiamento por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o resultado da prova ainda pode ser usado para concorrer a vagas em instituições de ensino superior estrangeiras que tenham convênio com o Inep, em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá. Confira a lista de universidades aqui.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora