Cerca de 10 adolescentes internos do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino e Masculino, no Complexo Pomeri, em Cuiabá, finalizaram uma oficina de palhaçaria com um pequeno espetáculo apresentado aos colegas nesta sexta-feira (10.11).
Durante toda semana, os adolescentes trabalharam técnicas para atuação e imersão na arte circense, sob coordenação do Circo Digoreste, do grupo Voluntários da Alegria.
Com muito humor, as apresentações contaram histórias voltadas ao crescimento pessoal, valores humanos, propósito do Natal, entre outras.
A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva, destaca a importância da vivência artística para os adolescentes e do trabalho voluntário realizado pelo grupo.
“Foram realizadas oficinas de palhaçaria durante a semana, e eles finalizaram com uma apresentação. Eles nunca tiveram essa vivência, nem fora do Sistema Socioeducativo. Para nós é a primeira experiência desta natureza. As oficinas trouxeram momentos de reflexão para os jovens que refletem em todo Sistema Socioeducativo”, afirma.
Segundo a presidente da ONG Autoestima, do grupo Voluntários da Alegria, Cícera Pinheiro, além de explorarem as expressões artísticas, os adolescentes puderam aprender um pouco sobre como a palhaçaria pode se tornar uma profissão.
“Plantamos uma semente que pode crescer e influenciar a vida profissional dos adolescentes. Eles podem sair da internação com uma profissão. Palhaço é um artista e leva a alegria para muita gente, inclusive para a casa dele”, enfatiza.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.