Connect with us

MATO GROSSO

Juiz Elmo de Moraes é o 29º entrevistado no Por dentro da Magistratura

Publicado

em

Está no ar a 29ª edição do programa Por dentro da Magistratura, uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Nesta edição, o entrevistado é o juiz Elmo Lamoia de Moraes, titular da Quarta Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
 
Na entrevista, que conta com a participação do desembargador Marcos Machado, membro do Conselho Consultivo da Esmagis-MT, o magistrado conta sobre o sonho que tinha desde a adolescência de ser juiz de Direito e narra sua trajetória como assessor no Judiciário mineiro até ser aprovado na magistratura mato-grossense.
 
Elmo de Moraes também revelou os motivos para ter alcançado bons resultados logo no início de carreira, como a redução do estoque processual em quase 50% na Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade e a realização de 60 júris em um ano, em uma vara que não era privativa.
 
“Nessa área criminal, eu tive bastante sorte também de até hoje ter o prazer de trabalhar com promotores de Justiça e defensores públicos que são muito vocacionados e muito interessados em, efetivamente, solucionar os processos. Então, a minha vontade, que eu sempre tive, de fazer um bom trabalho, casou com a vontade deles também de auxiliar. Também tive o apoio de muitos advogados e advogadas nativos que eram interessados no bom andamento dos processos. E com isso, a gente conseguiu um resultado muito bom lá em Vila Bela, fazendo bastantes audiências que estavam represadas.”
 
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, o magistrado é mestre em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Esmagis-MT e especialista em Direito Civil e Direito Penal. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso, é membro titular eleito do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, membro da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas, além de integrar o Grupo de Estudos da Magistratura e o Grupo de Pesquisa sobre a Lei de Drogas. Desde que tomou posse, em setembro de 2016, já atuou nas comarcas de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Juara e Cáceres. Ele é titular da Vara Regional de Repressão ao Tráfico.
 
“É uma Vara diferenciada. É uma vara cujo serviço é interessante, com uma proposta inovadora. É algo que ainda não tinha sido planejado, não tinha sido feito antes. É algo que iria modificar bastante a região e tornar
 
uma chance de fazer isso, melhorar muito essa questão da segurança pública no que tange à organização criminosa e tráfico de drogas aqui na região da fronteira inteira. Então, poder participar desse processo da instalação disso e fazer funcionar é algo que é motivador. E a gente precisa ter motivação no nosso trabalho, ter uma meta, não só as metas do CNJ, mas uma meta própria, uma meta pessoal, que você queira alcançar. E por onde eu passo, as varas por onde eu passei, a minha ideia sempre foi de organizar, deixar em dia, na medida do possível, e prestar um bom serviço. Não só por números, mas também por qualidade”, assinala.
 
O Por dentro da Magistratura visa conhecer experiências e condutas de magistrados a partir de situações pessoais durante a carreira, opiniões, escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a magistrados e magistradas.
 
O programa vai ao ar nesta sexta, no canal do TJMT no Youtube.
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Print de tela onde aparecem a imagem de duas pessoas dividindo a tela. À esquerda, o des. Marcos Machado, um homem branco de cabelos grisalhos, que usa óculos. À direita, o juiz Elmo, um homem branco, de cabelos escuros, que usa óculos de grau.
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora