Um jovem investigado por homicídio no município de Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (08.11), em cumprimento de mandado judicial.
Já com passagem criminal na cidade de Vilhena, Estado de Rondônia, o suspeito de 24 anos teve a prisão preventiva decretada pela Vara Única da Comarca local, após investigação da Delegacia de Sapezal para apurar o crime.
Durante as diligências investigativas, os policiais civis descobriram que o suspeito atraiu a vítima para dentro de um bosque, onde efetuou disparo de arma de fogo na cabeça da vítima.
Com base nos indícios de autoria, o delegado do município de Sapezal, Heberth Hugo Montenegro de Souza, representou pelo mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, deferido pela Justiça.
O crime
Edivaldo Silva da Costa, de 35 anos, foi encontrado sem vida na manhã do dia 29 de setembro. O seu corpo estava caído dentro de um bosque próximo ao campo de futebol.
Lo local a equipe seguiu por uma trilha adentro da mata, e aproximadamente 70 metros foi visualizado a vítima caída, com um ferimento na região no crânio provocado por disparo de arma de fogo.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.