Connect with us

Cuiabá

Causa animal: Serviços ofertados pela Prefeitura de Cuiabá atraem representantes de Tangará da Serra que almejam implementar o atendimento na cidade

Publicado

em

Uma equipe da Prefeitura de Tangará da Serra, liderada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone, visitou Cuiabá com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá frente à causa animal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável e da Secretaria adjunta de Bem-Estar Animal. A visita foi realizada na manhã de terça-feira (7).

A equipe veio à capital com o propósito de conhecer a dinâmica de funcionamento e os atendimentos oferecidos em Cuiabá para que sejam replicados. A equipe elogiou o trabalho realizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em favor da causa animal, que beneficia os cidadãos que recebem até um salário mínimo, protetores e cuidadores de animais.

“Para nós, enquanto Município, foi muito importante, pois desmistificou algumas situações, alguns entendimentos que tínhamos sobre o abrigo, sobre como realizar, como aprimorar e implantar um local como esse de Bem-Estar Animal. Foi uma surpresa muito agradável conhecer as pessoas que atuam, são altamente gabaritadas com alto conhecimento naquilo que almejávamos, que é o avanço do município de Tangará da Serra na questão da causa animal. Então, a visita ocorreu de forma excepcional, entendemos um pouco mais de como funciona o fluxo de atendimento, como é feito esse trabalho, a estrutura existente, como é realizado o manejo desses animais e o tratamento. Como a equipe técnica da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal trabalha, como é direcionada e também um pouco da questão financeira. Só tenho a agradecer a recepção da secretária Andrea de Melo e do diretor Gilmar Tomazzi, pelo modo como conduziram a visita”, pontuou o secretário Vinícius Lançone.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Cuiabá, Renivaldo Alves do Nascimento, é um reconhecimento ao trabalho realizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem tido ao longo de sua administração sensibilidade com a causa animal, aprovando leis e criando banco de ração para ajudar os protetores e cuidadores.

A arquiteta Thaís Pinto de Arruda, da Prefeitura de Tangará da Serra, também destacou a importância dos conhecimentos adquiridos. “A visita foi ótima e muito proveitosa, onde foi possível não só conhecer o espaço como também entender o funcionamento, as dificuldades e os avanços do centro de recolhimento de animais. As informações obtidas nos ajudarão e direcionarão nos estudos de uma possível implantação de um centro de recolhimento de animais em Tangará da Serra”, destacou.

Lançone disse que logo poderão iniciar uma política própria voltada para o bem-estar animal. “E o município de Cuiabá vai ter uma grande parte de apoio sobre essa ação, por ter sido nossa referência”, pontuou ele, ao citar que Tangará é o 5º município do Estado em população e almeja avançar em seus serviços, entre eles, em prol da causa animal, que é uma causa de amor e tem um apelo muito grande.

“Nós ficamos muito felizes em saber que Cuiabá é uma referência na causa animal, porque nós temos pioneirismo tanto em leis quanto em serviços prestados para a proteção animal e a comunidade. Além disso, é uma oportunidade de fazermos a troca de percepções, troca de experiências. Ficamos muito satisfeitos com a procura da equipe de Tangará da Serra e mais felizes em saber que o município está engajado na proteção animal, porque quem é protetor é protetor em qualquer lugar do planeta. Estou feliz em saber que a cidade de Tangará está deslanchando na causa animal”, revelou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Melo.

Cuiabá contará ainda com a construção do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, no Coxipó. Uma iniciativa inédita no país, que colocou a capital em posição de evidência como única a dispor de um unidade de saúde pública exclusiva para atendimento e cuidados aos animais domésticos (cães e gatos), fortalecendo o compromisso da gestão atual em prol da causa animal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora