Connect with us

Sorriso

Videomonitoramento também está sendo feito em salas de aula na rede municipal

Publicado

em

Processo da expansão da vigilância deve ser concluído no ano que vem

O prefeito interino de Sorriso, Gerson Bicego, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (6) com a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, e com os coordenadores do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Mec-Uzaid Siqueira e Klaiton Monteiro. A reunião permitiu avaliar o processo de instalação de sistema de videomonitoramento nas 38 unidades escolares que integram a rede municipal de ensino.

O trabalho casado entre as secretarias de Educação (Semed) e de Administração (Semad), à qual o TI pertence, com apoio de outras pastas, tem permitido o avanço do serviço. Além da instalação de câmeras e demais equipamentos que permitem o acompanhamento remoto das unidades, o sistema também está sendo expandido às salas de aula, aumentando assim a segurança de alunos, professores e claro, dos pais.

De acordo com Mec, já estão 100% monitoradas com câmeras (e demais equipamentos necessários à captação e armazenamento de dados), as escolas municipais do Distrito de Primavera, o Centro Municipal de Ensino Básico de Sorriso (Cmeb), a Jardim Bela Vista e a Papa João Paulo II.

O serviço, que começou ainda em 2018, segue sendo feito de forma gradativa e as novas unidades escolares já estão “nascendo” devidamente monitoradas. Ainda segundo o gestor de TI, a expectativa é o serviço esteja universalizado em todas as unidades até metade do ano que vem.

“Este é um desejo tanto dos pais quanto de nossas equipes e o monitoramento certamente vai contribuir para o reforço da sensação de paz nas unidades escolares, além o aprimoramento de processos e protocolos”, destaca Lúcia.

Somente o processo de monitoramento das unidades escolares deve representar um investimento de R$ 5 milhões. Ao todo, englobando aí o monitoramento da rede municipal de ensino e de demais prédios da Administração Pública, o volume de recursos investidos chega ao teto de R$ 9 milhões.

A central de monitoramento das unidades escolares está sendo preparada e ficará disponível na Secretaria de Educação (Semed), lembrando que, as câmeras externas estão, desde abril, interligadas ao sistema de vigilância das forças de segurança.

Para Gerson, a ampliação do monitoramento para dentro da sala de aula é um avanço considerável em transparência. “Alunos mais seguros e, igualmente, os profissionais da educação, que terão sua prática docente devidamente resguardada, à medida que o sistema permitirá dirimir qualquer dúvida ou interpretação equivocada acerca do trabalho do professor em sala de aula”, destacou o prefeito interino.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Com retorno do período chuvoso, Semosp intensifica recuperação de vias públicas

Publicado

em

Por

Pasta disponibilizou contato via aplicativo de mensagens para que população possa informar locais com danos

Com o início do período chuvoso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está intensificando o trabalho de recuperação das vias públicas. Gestor da pasta, Milton Geller, pontua que o elevado volume de chuvas tem causado danos a pontos isolados das vias públicas. “A gente já sabe que esse é um problema comum em Sorriso na temporada de chuvas, por isso, estamos atentos e concentrando esforços”; frisa.

Hoje duas equipes realizam o trabalho de recuperação e manutenção, uma acompanha as equipes de coleta de resíduos sólidos, o lixo seco, e a outra está a postos para atender emergências.

Inclusive, as situações podem e devem ser repassadas para a equipe da Semosp por meio do (66) 99690-1823, via aplicativo de mensagens. A recomendação é que a população envie a foto e a localização exata do problema para que a equipe de emergência possa atuar com mais celeridade.

Geller aproveita para solicitar a compreensão dos transeuntes. “Pedimos aos motoristas que diminuam a velocidade ao avistar as equipes trabalhando, justamente para evitar acidentes”, destaca. Neste momento, não há ruas fechadas, contudo, “cautela no trânsito sempre é bom”, diz.

De acordo com o secretário, manter as vias em boas condições de trafegabilidade evita danos aos veículos, garante o conforto e, principalmente, a segurança de todos os usuários do trânsito. “Estamos atuando de maneira intensa, mas sempre respeitando as condições climáticas de forma a fazer o trabalho sem gerar desperdício de material”, completa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora