O prefeito em exercício, Gerson Bicego, recebeu na manhã desta quarta-feira, 01 de novembro, o diretor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT, campus Sorriso, Claudir Von Dentz, acompanhado de quatro alunos de diferentes níveis, do Ensino Integrado, Curso Técnico e Graduação, que viajam para uma imersão de estudos na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal.
“São jovens estudantes que buscam através da pesquisa desenvolver novas tecnologias de melhorias para a produção agrícola de nosso Município; temos acompanhado os relatos de enfermidades e prejuízos de grandes proporções nas lavouras que desagrada a todos, e a gente torce para esses estudantes consigam nos trazer uma esperança de amenizar ou acabar de vez com os danos que possam afetar as próximas colheitas”, ressalta Gerson.
Segundo Claudir Von Dentz, os projetos são coordenados pelos professores Juliano Martins e Renato Teixeira que acreditam que, a viagem é uma forma dos alunos se aprofundarem na área da inovação tecnológica e do empreendedorismo com auxílio de laboratórios que ajudarão a desenvolver e qualificar ideias para serem implementadas na unidade do IFMT de Sorriso, em 2024.
“Esta é uma excelente oportunidade de introdução de estudos e aprendizado de projetos que vão resultar em novas tecnologias voltadas para a agricultura, que de certa forma, vai ajudar nos problemas concretos do setor produtivo dos agricultores de pequeno, médio e grande porte da nossa região”, destaca.
O professor Juliano Martins destaca que os projetos apresentados na missão internacional, são voltados ao desenvolvimento de sensores embarcados e no controle de patógenos em diferentes culturas, de acordo com as problemáticas da região.
“Um dos nossos projetos chamado de sensores embarcados, é um formato de laboratório acoplado nas máquinas agrícolas que promove a condutividade elétrica do solo, ligada a fertilidade do solo, que faz a mensuração em tempo real no campo de variáveis agrícolas para tentar desenvolver um sensor de baixo custo e acessível a todos os agricultores, através de dados confiáveis, que favoreçam o aumento da produtividade e mantenha a preservação do meio ambiente”, disse.
O outro projeto, é voltado ao controle de patógenos em culturas, em específico, o ataque ocasionado por vários tipos de nematóides. O objetivo do projeto é desenvolver em laboratório uma nova cepa que seja eficiente para isolar e controlar a Pratylenchus, que causa lesões radiculares nas plantas ocasiona perda de produção.