O feriado de Finados está chegando e com ele o fim de semana prolongado se torna uma realidade. Entretanto, a previsão para esta quinta-feira (02) em boa parte do Brasil será de nuvens carregadas e instabilidade do tempo.
Segundo as informações do Climatempo, a previsão é de que haja condições de tempo severas, com risco de chuvas persistentes, fortes temporais e ventania no Sul do país.
Na região Sudeste , ainda que não se tenha grandes pancadas de chuvas, é esperado um céu carregado de nuvens com poucas chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro, e um tempo mais fechado na região leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Sul
A região Sul será marcada pela formação de um ciclone , com início no Rio Grande do Sul. A formação desta tempestade tropical acarretará na intensificação das infantibilidades climáticas na região.
É esperado tempestades acontecendo ao longo de todo o dia no centro-norte gaúcho, Missões, Região Serrana Gaúcha e Catarinense, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As pancadas de chuvas nessas áreas serão volumosas, com risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil local!
No restante da região, há previsão de chuvas fortes, mas de forma mais irregular, tendo uma alternância com períodos de melhorias.
Porto Alegre (RS): presença de chuvas, com mínimas de 16ºC e máximas de 26ºC;
Florianópolis (SC): presença de chuvas, com mínimas de 15ºC e máximas de 27ºC;
Curitiba (PR): presença de chuvas, com mínimas de 10ºC e máximas de 24ºC.
Sudeste
O estado de São Paulo começará o feriado com pouca chuva, com ela sendo mais isolada durante o dia.
Já em Minas Gerais, a previsão é de que haja pancadas de chuvas de grande intensidade em praticamente todo o estado.
A região centro-sul do Espírito Santo também sofrerá com as fortes chuvas. A região capixaba poderá ainda ter a presença de Sol, mas em meio a muitas nuvens, aumentando os riscos de chuvas a qualquer momento do dia. Na parte norte do estado, chuvas fracas e passageiras deverão atingir os municípios, com Sol em boa parte do dia.
O Rio de Janeiro passará o feriado com o céu nublado, tendo pancadas isoladas de chuva ocorrendo a qualquer momento do dia.
Rio de Janeiro (RJ): presença de chuvas, com mínimas de 21ºC e máximas de 26ºC;
Belo Horizonte (MG): presença de chuvas, com mínimas de 19ºC e máximas de 29ºC;
Vitória (ES): presença de chuvas, com mínimas de 23ºC e máximas de 32ºC;
São Paulo (SP): mínima de 17ºC e máxima de 32ºC.
Centro-Oeste
A região central do Brasil terá um tempo mais abafado e com pancadas de chuvas de forte intensidade em boa parte dos estados. O sul do Mato Grosso do Sul será a região com maior pretensão de chuvas, com ela iniciado desde o período da manhã no formato de temporais, podendo acumular volumes consideráveis de precipitação.
Já no noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso, e no oeste do Mato Grosso do Sul, o tempo ficará firme.
Cuiabá (MT): presença de chuvas, com mínimas de 23ºC e máximas de 40ºC;
Brasília (DF): presença de chuvas, com mínimas de 20ºC e máximas de 33ºC;
Nordeste
No oeste da Bahia, sul do Piauí e no centro-sul do Maranhão, deve haver um aumento no volume de chuvas.
No litoral da Região Nordestina, haverá a presença de chuvas fracas e isoladas, com o Sol aparecendo em diversos momentos do dia.
No interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e centro de Pernambuco, o tempo ficará firme.
Salvador (BA): presença de chuvas, com mínimas de 24ºC e máximas de 32ºC;
Fortaleza (CE): presença de chuvas, com mínimas de 24ºC e máximas de 34ºC;
Natal (RN): presença de chuvas, com mínimas de 25ºC e máximas de 31ºC;
Norte
Está previsto pancadas de chuvas na maior parte do Amazonas, Acre, centro-norte de Rondônia, Roraima, centro-leste do Pará e também para o estado do Tocantins.
Entretanto, as chuvas mais fortes estarão concentradas no noroeste do Amazonas, no Tocantins e nas áreas limítrofes do Acre e de Rondônia. Elas aconteceram desde a manhã do dia 2.
As demais áreas ficarão com o tempo firme.
Manaus (AM): presença de chuvas, com mínimas de 26ºC e máximas de 36ºC;
Belém (PA): presença de chuvas, com mínimas de 25ºC e máximas de 35ºC;
Porto Velho (RO): presença de chuvas, com mínimas de 24ºC e máximas de 36ºC;
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.