Connect with us

MATO GROSSO

Difusão do conhecimento e atuação integrada são enaltecidas em abertura

Publicado

em

O curso “Inteligência em Fontes Abertas e Investigação em Ambiente Virtual”, voltado a agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e convidados, foi oficialmente aberto na manhã desta segunda-feira (30) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o curso ocorre presencialmente, em duas etapas. A primeira turma será de 30 de outubro a 1º de novembro, e a segunda de 29 de novembro a 1º de dezembro.   

Participaram da aula inaugural o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Adriano Roberto Alves, o coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, o diretor de Inteligência e Operações do Gaeco, cel. PM Paulo Cesar da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, cel. PM Alexandre Corrêa Mendes, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Kurt Everton Werberich, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. PM Alessandro Borges Ferreira. 

“O conhecimento e a capacitação permanente são ferramentas imprescindíveis para prestarmos um serviço com mais eficiência, efetividade e resolutividade. Ao mesmo tempo, a atuação de forma cooperada, coordenada e integrada entre as instituições é fundamental. O que precisamos é de uma política criminal de Estado para enfrentamento das organizações criminosas. O Estado brasileiro não pode sucumbir diante do crime organizado. E a ferramenta que nós temos para isso é a capacitação, a integração entre as instituições e, sobretudo, o conhecimento”, defendeu Antonio Sergio Cordeiro Piedade na abertura do curso.

O comandante-geral da PMMT também destacou a importância do aperfeiçoamento dos agentes do Gaeco e das forças de segurança em Mato Grosso, bem como da integração entre as instituições. “Precisamos nos unir e o Gaeco nos mostra isso, uma força-tarefa permanente constituída por diversas instituições que, somente este ano, deflagrou 16 grandes operações de combate ao crime organizado. Temos que ter mais cursos, capacitações para melhorar a nossa atuação e contribuir cada vez mais para uma segurança pública de qualidade. O nosso objetivo comum é esse, servir e proteger a sociedade mato-grossense”, disse. 

Saiba mais – Com carga horária de 22 horas-aula, a ação educacional será ministrada na sala de aula do Ceaf, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O objetivo do curso é capacitar agentes do Gaeco e unidades parceiras a executarem pesquisas e coletas em fontes abertas, que possam ser utilizadas no âmbito de inteligência e investigação, habilitando os participantes a realizar coleta avançada de dados, bem como a fazer o processamento e análise dos mesmos. 

O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.   

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora