Connect with us

Cuiabá

Professores de 1º, 2º e 3º ano do fundamental participarão do ‘Dia D’ de implantação da Rotina Universalizada nas escolas

Publicado

em

Professores que atendem as turmas de 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino participam no próximo dia 11/03, do dia ‘D’ de formação da Rotina Universalizada.

No total, 19.394 estudantes são atendidos nas escolas da rede municipal nessa etapa de ensino.

A formação será realiza em quatro escolas da rede, na Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros e EMEB Ministro Marcos Freire.  Serão 767 professores, 48 formadores, além de profissionais de apoio totalizando 835 pessoas envolvidas na formação.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a importância das formações continuadas e da Rotina Universalizada no processo de alfabetização. “O processo de alfabetização requer a ressignificação das práticas pedagógicas e do tempo que o estudante permanece na unidade. Nesse sentido, a rede pública municipal de educação está implantando a Rotina Universalizada também para as turmas de 1º, 2º e 3º Anos, visando a consolidação das aprendizagens e o fortalecimento do trabalho em rede”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A Rotina Universalizada foi implantada em 2022, nas unidades que atendem a 1ª Infância – Berçário, Maternal e Jardim. A proposta, em consonância com a Política da Escola Cuiabana, leva em consideração a efetivação do Currículo da Educação Infantil Cuiabana na prática cotidiana das unidades educacionais, com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade baseado nas interações e a brincadeiras. A Rotina Universalizada orienta os educadores a adotarem práticas pedagógicas significativas, contextualizadas e, de autoria dos profissionais e estudantes, para todas as unidades da rede.

“Um dos nossos grandes desafios é garantir a equidade, através de uma estratégia pedagógica que tenha como base, o conhecimento da diversidade e singularidade, em prol do desenvolvimento integral da criança. Entendemos que durante as interações e brincadeiras planejadas e organizadas, articuladas com os espaços, rotinas e materiais diversificados, a criança fortalece vínculos, amplia o seu aprendizado e desenvolvimento, faz escolhas e exerce o protagonismo infantil, potencializando suas experiências e vínculos”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

Dia ‘D’

Para sensibilizar e orientar os profissionais na implementação da Rotina Universalizada nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental serão realizadas vivências para conhecimento e exploração das proposições didáticas presentes na rotina das unidades.

Os professores participarão de três vivências cada uma com duração de 50 minutos. Nelas os profissionais vão explorar aspectos e situações didáticas que envolvem o planejamento, o quadro de rotina e recursos pedagógicos.

Serviço

Dia ‘D’ – Rotina Universalizada – 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental

Data: 11/03

Horário: das 07:30h às 11:30h

Local:

ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte

Av. Fernando Corrêa da Costa, 4695, Chácara dos Pinheiros/Coxipó

EMEB Madre Marta Cerutti

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros

Rua. Deputado Célso Mendes Quintela, S/N, bairro Santa Isabel

EMEB Ministro Marcos Freire

Rua Carvalho Dourados, bairro Jardim dos Ipês

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora