Connect with us

Cuiabá

Parceria entre gestão Emanuel Pinheiro e MP transforma bolsão de lixo no CPA III e nova praça pública

Publicado

em

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro entregou, na noite de quinta-feira (26), mais uma praça à população, desta vez no bairro CPA III. O novo espaço de lazer está localizado entre as ruas 43 e 39, e conta com academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, local para descanso, paisagismo, quadra poliesportiva e iluminação LED. Conforme o prefeito da Capital, esta obra faz parte de uma parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, foi quem representou Emanuel Pinheiro durante a inauguração. Estiveram presentes no ato, as promotoras de Justiça do MP, Maria Fernanda Corrêa da Costa e Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza. “Aqui tínhamos uma área que ninguém conseguia andar porque era só esgoto e nós tivemos que trabalhar tudo, fazendo canalização por baixo porque despejava-se esgoto neste espaço. E para que pudéssemos entregar algo de qualidade como sempre foi feito na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, fizemos todo o trabalho de drenagem. E com mais essa parceria com o MP permitiu que a gente pudesse entregar esta grande praça feira com muita qualidade pela gestão com a ajuda destas duas doutoras que nos concederam esse recurso para que a gente pudesse trabalhar nessa praça, e acabar com o lixo que estava acumulado aqui e esse mar de lama que virou uma linda quadra para as crianças”, comentou o vice-prefeito.

A promotora Ana Luiza elogiou a agilidade dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Cuiabá. “Somos representantes do Ministério Público e com muita alegria estamos aqui hoje para participar da inauguração desse espaço tão aguardado, tão esperado e tão desejado pela comunidade aqui do CPA III. O Ministério Público teve uma parcela de participação disponibilizando recursos de acordos que são feitos na esfera das promotorias, de acordos com pessoas que causam infrações ao meio ambiente. Então, esses recursos são destinados a reparar danos ambientais. E isso daqui é uma grande destinação que o Ministério Público tem feito e a gente fica muito feliz de saber que nós estamos contribuindo com a construção e a reforma de um espaço de lazer, de confraternização, que é um espaço de encontro. E hoje é um dia realmente que me traz muita felicidade de ver tanta gente aqui na praça. Isso que a gente quer. O Ministério Público quer que os recursos que são destinados à recuperação, que a Prefeitura possa trazer esses espaços e entregar para população. A praça foi executada pela Prefeitura, com recursos do Ministério Público, mas a praça é de vocês. E que a gente possa voltar daqui um ano e que tudo esteja sendo cuidado pelos moradores. Eu vim aqui a cerca de um mês e meio atrás e não tinha nada disso. Eu parabenizo a Prefeitura porque não imaginava que nesse curto espaço de tempo pudesse realmente concluir a reforma dessa praça. E o MP estará sempre em parceria com a Prefeitura de Cuiabá para construir e revitalizar outros espaços como esse e que possam ser finalmente colocados à disposição da população”, comentou.

Presidente do bairro CPA III – setor 3, Lucas Mota, cita a importância da inauguração da praça e a gratidão da comunidade por essa conquista. Ele lembra que há quase quatro décadas a comunidade espera por este espaço e agradece a gestão atual pelo feito. “Aqui era uma área usada como lixão, local de depósito de resíduos, e onde a segurança e as condições eram precárias. Fizemos uma coleta de assinaturas e buscamos apoio da Prefeitura de Cuiabá. Quero agradecer ao prefeito Emanuel por sua escolha acertada do vice-prefeito Stopa e reconhecer sua palavra e comprometimento em cumprir o que foi acordado são gestos de apreço e reconhecimento pelas pessoas que desempenharam papéis importantes na concretização desse projeto. A inauguração da praça é, sem dúvida, uma vitória para a comunidade”, concluiu.

A edificação do espaço faz parte do plano de trabalho criado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que tem resultado na revitalização e construção de novas praças públicas. Esse projeto é desenvolvido desde o ano de 2017 e já resultou em cerca de 200 praças entregues em bairros de todas as regiões da cidade, além de dois parques públicos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza ato simbólico pelo fim da violência contra as mulheres na Praça Alencastro

Publicado

em

Por

Na tarde desta segunda-feira (25), a Praça Alencastro recebeu o “Varal da Luta”, uma exposição simbólica em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. O ato apresentou camisetas brancas marcadas com mãos vermelhas e frases impactantes sobre a violência de gênero, reforçando o compromisso de Cuiabá com essa importante causa. A ação foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

“Em Cuiabá, o respeito às mulheres entra em campo! Por elas, lutamos.” Essa foi a mensagem que estampou os cartazes no evento organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, dentro da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Durante o ato, a secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina Prates, destacou a relevância da mobilização: “É essencial abordarmos esse tema, pois Mato Grosso ocupa o triste primeiro lugar no ranking nacional de feminicídios. Este manifesto simboliza a nossa luta por todas essas mulheres e pelo fim da violência. Juntas e juntos, seguiremos”.

A iniciativa foi realizada em frente a instalação do “Banco Vermelho”, um símbolo permanente de conscientização sobre a violência doméstica e o feminicídio. Com quatro metros de comprimento e frases de impacto, o banco também possui um QR Code que direciona para o texto completo da Lei Maria da Penha e materiais educativos sobre as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres. O “Banco Vermelho” é parte de um projeto nacional idealizado em Recife pelo Instituto Banco Vermelho, fundado por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, mulheres que vivenciaram de perto o impacto devastador do feminicídio.

“A discussão sobre esse tema precisa ser constante. É fundamental que as vítimas saibam que têm uma rede de apoio e que todas as formas de violência – física, patrimonial e sexual – sejam enfrentadas com determinação. Nossa luta é contra o feminicídio, a manifestação mais extrema da violência de gênero, enraizada no desprezo e na discriminação contra as mulheres. Esse crime reflete relações desiguais de poder entre homens e mulheres, sustentadas por culturas que naturalizam a violência de gênero. Nosso esforço nessa caminhada é diário”, destacou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora