Connect with us

MATO GROSSO

Mutirão ambiental abre inscrições para atendimento da Sema-MT a produtores rurais sobre o CAR

Publicado

em

O Mutirão Ambiental de Tangará da Serra e Região, promovido pelo Sindicato Rural do município, está com inscrições abertas para proprietários rurais e responsáveis técnicos tirarem dúvidas e realizarem consultas sobre pendências relativas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), com analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O atendimento é feito de forma presencial e individualizado sobre um ou mais CARs.

Os interessados devem comparecer na data agendada com um documento pessoal com foto e/ou número do CAR.

O evento acontece entre os dias 30 de outubro E 2 de novembro de 2023, no Parque de Exposições do município, e vai abranger outros sete municípios da região, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Sapezal, Barra do Bugres, Porto Estrela, Denise e Nova Olímpia.

O Mutirão Ambiental é organizado pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com a Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e prefeituras dos municípios envolvidos.

O evento terá a palestra “Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural”, ministrada pela secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, e uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.

Nesta semana está sendo realizado o mutirão ambiental de Cáceres. Devido à alta procura, a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres da Sema transferiu todos os seus servidores para auxiliar no atendimento.

Até o momento foram realizados sete mutirões, em Barra do Garças, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso, Diamantino e São Felix do Araguaia, com um total de 2.322 atendimentos sobre Cadastros Ambientais Rurais.

Confira a programação:

31 de outubro
– 8h: Abertura oficial
– 8h30: Palestra: Simcar: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural, com a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
– 10h às 17: Atendimento individualizado com analistas da Sema
– 14h: Reunião com assentamentos (lideranças, secretários municipais, sindicatos de trabalhadores)

1º e 2º de novembro
– 8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
Local: Sindicato Rural de Tangará da Serra (Parque de Exposições) Av. Lions Internacional, Nº 2.650, Parque da Serra – Tangará da Serra

Os próximos mutirões acontecerão em Alta Floresta (7 a 9 de novembro) e Jaciara (28 a 30 de novembro).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Governo trabalha para que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades”, afirma vice-governador

Publicado

em

Por

O vice-governador Otaviano Pivetta afirmou que o Governo trabalha para garantir que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades. “Assim como quando cheguei a Mato Grosso em 1982, o Estado é jovem e pujante. É fundamental que nós, como poder público, possamos continuar fazendo o dever de casa com eficiência nos investimentos e na fiscalização, focando em áreas prioritárias como educação, saúde, segurança e infraestrutura”, destacou, durante entrevista ao podcast Pod Olhar, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.10).

Otaviano Pivetta ressaltou que, segundo o IBGE, Mato Grosso é o único estado brasileiro que terá crescimento populacional até 2070. “Se continuarmos investindo acertadamente, temos a oportunidade de dobrar nosso Produto Interno Bruto (PIB) e expandir a economia do Estado, melhorando a vida das pessoas. Isso envolve atração de investimentos, geração de empregos, qualidade de vida para o nosso povo mato-grossense e a atenção do mundo voltada para cá”, afirmou.

O vice-governador lembrou que, ao assumir o cargo, ele e o governador Mauro Mendes encontraram um Estado afundado em dívidas, com servidores e fornecedores inadimplentes e centenas de obras paralisadas. “Em menos de um ano, consertamos as finanças do Estado e lançamos o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso. Com a ajuda da Assembleia Legislativa, reorganizamos as contas públicas e devolvemos o Estado ao povo mato-grossense”, destacou o vice-governador.

Ele explicou ainda que, antes, o Estado consumia tudo que arrecadava, sem retorno para a população. Agora, 20% da arrecadação está sendo destinada a investimentos. “Estamos construindo seis grandes hospitais, fazendo quatro mil quilômetros de novas rodovias, dobrando a malha viária do Estado, e nosso objetivo é levar ainda mais infraestrutura, saúde, educação, entre muitas outras ações às quatro regiões de Mato Grosso”, acrescentou.

Entre as pautas discutidas, o vice-governador também ressaltou a importância de continuar mantendo o equilíbrio entre a geração de riqueza e a preservação ambiental. “Atualmente, 40% do território é destinado à geração de riqueza para o povo, enquanto 60% permanece preservado. Meu sonho é criar um ambiente de negócios que ofereça ao povo um Estado servidor, que efetivamente entrega serviços. Estou aqui para retribuir a Mato Grosso tudo o que recebi e construí minha história ao lado da minha família”, concluiu.

Durante a entrevista, o gestor também compartilhou um pouco de sua trajetória no setor privado e público, ao chegar ao município de Lucas do Rio Verde e ajudar a construí-lo, onde foi eleito três vezes prefeito, obtendo mais de 80% de aprovação.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora