Equipes policiais da Cuiabá e do interior do estado estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (26.10), para abertura oficial da 11ª edição dos Jogos da Polícia Civil, no ginásio Verdinho, em Cuiabá. A abertura do evento foi marcada pela competição de futsal, masculino e feminino, porém os jogos iniciaram desde quarta-feira (25) com a competição de voleibol, masculino e feminino.
Nos próximos dias, as equipes estarão em uma disputa acirrada nas modalidades futebol society, voleibol de quadra, voleibol de areia, futevoley natação, xadrez, bozó, truco, tênis de quadra, futsal, atletismo, ciclismo MTB, basquetebol, finalizando com a tradicional competição de tiro.
Na abertura do evento, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao investigador de Lucas do Rio Verde, Anderson Lauro Ferreira a Silva, que faleceu no último domingo (22.10).
Antes de dar o pontapé inicial que marca a abertura da competição, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, agradeceu todos que participam e se dedicam para a organização do evento, destacando as equipes do interior do estado que se desdobram para participar da competição, que já é uma tradição da Polícia Civil.
“Os jogos procuram não só incentivar o lado físico e a saúde, mas têm objetivo maior, que é a integração entre os policiais, neste momento de descontração, que nós podemos relaxar um pouco do cotidiano tão corrido, tão tenso e com tantas dificuldades, espero que esses próximos dias sejam de muita alegria e confraternização entre as equipes”, disse.
Integrante da equipe da Regional de Rondonópolis, a investigadora de Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Fabiana Moreira, destacou que os Jogos da Polícia Civil marcam um momento muito esperado no ano, por todos os servidores.
“Além de estarmos competindo, estamos revendo amigos, que já trabalhamos em outras unidades e também estamos nos divertindo. A equipe de Rondonópolis se preparou para competição, fez vários treinos para chegar preparada para vencer as competições”, destacou.
Fortalecendo a equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), a escrivã Marlise Ferreira Matos, destacou que a equipe vai participar de todas as modalidades, em busca do troféu no final da competição.
“Nós policiais precisamos deste momento de distração, para um pouco da atividade cotidiana que é muito desgastante. A animação da equipe está total para competição para participar dessa disputa saudável entre colegas e buscar o melhor resultado”, disse.
O organizador do evento, investigador, Claudinei Farina, frisou que muito além da saúde física, os Jogos têm como finalidade, promover a integração desportiva e sociocultural aos servidores, com objetivo de tirar os policiais um pouco da atividade laboral e do stress que vivenciam todos os dias e evitar outras questões como por exemplo a depressão.
“É um momento em que eles saem do ambiente comum para se divertir, encontrar amigos e consagrar a amizade. Existe sim a competitividade, todo mundo quer vencer, mas o principal objetivo é fazer com que os policiais venham e se divirtam, saiam do stress do dia a dia e da visão de uma vida violenta” destacou Claudinei.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.