Connect with us

Cuiabá

Parceria entre SMATED e cooperativa de veterinários busca elevar qualidade dos produtos derivados de animais do Mercado do Porto

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (25), o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, realizou uma visita técnica ao Mercado Antônio Moyses Nadaf, mais conhecido como Mercado do Porto, acompanhado pelo presidente da Cooperativa de Médicos Veterinários – Unimev-MT, Aldocirio de Araújo Junior, e os diretores Antonio Tadano e Jardel Ferraz.

Segundo Vuolo, a finalidade da visita foi de é estabelecer uma maior proximidade entre o poder público municipal e o grupo de profissionais veterinários, com o objetivo de aprimorar, capacitar e fortalecer a colaboração para assegurar que todos os produtos derivados de animais recebam os cuidados adequados em todas as etapas, desde a produção até a comercialização.

O secretário explicou que a parceria com a cooperativa focará inicialmente na capacitação e qualificação e posteriormente no programa Agro da Gente, apoiando as cadeias produtivas relacionadas à bovinocultura leiteira, à bovinocultura de corte, à apicultura e outras atividades derivadas de animais. “Nosso objetivo é profissionalizar e fortalecer essas atividades em nosso estado, promovendo a sustentabilidade. Queremos que a produção rural de Cuiabá seja reconhecida no mercado interno e que alcance mercados estaduais e nacionais de maneira sólida e sustentável. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Unimev, um passo fundamental para alcançar essa visão. Essa é uma das preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro: conduzir uma gestão pautada na sustentabilidade e na conformidade com as leis. Temos certeza de que essa parceria renderá excelentes resultados para o município de Cuiabá”, comentou Vuolo.

O presidente da UNIMEV-MT explicou que a primeira etapa do trabalho é a visita, com o propósito de conhecer e compreender as necessidades do mercado. “Isso nos permitirá desenvolver e apresentar uma proposta para aprimorar, sobretudo, a educação dos profissionais que atuam no mercado, visando garantir a manipulação adequada dos alimentos para que eles cheguem à mesa do consumidor com qualidade e segurança”, disse Aldocirio Junior.

Ele revelou que a intenção é realizar capacitações e ajustar as práticas que não estejam em conformidade com as normas estabelecidas. “Depois da visita, vamos elaborar um projeto que será apresentado ao secretário. Após obtermos a aprovação e alinhamento, estaremos prontos para implementar as mudanças necessárias”, explicou.

Também fizeram parte do grupo a coordenadora de Abastecimento da SMATED, Rosilma Tibaldi, a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, Debora Salvador, e os agentes de inspeção Naira Oliveira e Rubens Louzada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora