Connect with us

Lucas do Rio Verde

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas começa a ser elaborado

Publicado

em

Um estudo inédito de toda a estrutura de fauna e flora, bem como as condições de ocupação do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, poderão ser apresentados, a partir de um plano de manejo, que começou a ser desenvolvido em Lucas do Rio Verde. O projeto teve início em parceria com uma empresa especializada, contratada pela empresa FS, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Trata-se de um recurso de compensação ambiental da empresa.

Na última semana, representantes da empresa, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para tratar do estudo, que terá duração de um ano e meio, com acompanhamento dos profissionais de engenharia ambiental, biólogos e demais servidores da pasta.

(Foto: Reprodução)

A Lei Nº 3.474, de 28 de fevereiro de 2023, cria o Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, contemplando 108,58 hectares, sendo o espaço uma unidade de conservação de proteção integral, como explica o supervisor técnico e biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

“O parque pertence a modalidade do tipo proteção integral. Toda unidade de conservação tem por obrigação legal, dentro de um prazo previsto em lei, elaborar um documento chamado plano de manejo. O plano de manejo é um estudo bem completo de toda a área da unidade de conservação, desde o levantamento de flora, fauna, a parte hidrogeológica, as pressões antrópicas que sofrem local, pressões imobiliárias. É um estudo bem completo dessa área”, salienta Felipe.

O biólogo explica que o plano de manejo vai servir como um manual para criação de novas diretrizes de desenvolvimento de loteamentos e empreendimentos, levando em conta, toda a parte de estudo de preservação e conservação dos recursos naturais. “Será possível também, a identificação de áreas mais sensíveis, além daquelas mais passíveis de alocação de estruturas públicas, de locação de trilhas ou áreas de maior preservação”, observa o supervisor técnico.

A partir da parceria entre poder público e iniciativa privada, Lucas do Rio Verde será um município com uma extensa área de Unidade de Conservação urbana completamente estudada, viabilizando ainda mais a conscientização ambiental e a preservação da natureza.

(Foto: Reprodução)

“A partir desse Plano de Manejo, iremos saber quais espécies de animais temos na área de conservação, os tipos de plantas e, planejar como manter tudo isso. O conceito de parque natural existe desde 1999, mas a partir deste ano, regularizaremos tudo, permitindo pesquisas e investimentos, como esta parceria com a empresa FS”, acrescenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

O valor investido na pesquisa deve chegar ao valor de aproximadamente R$ 700 mil.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Natal da Esperança: Inscrições para projetos culturais abrem dia 21

Publicado

em

Por

Os produtores culturais interessados em participar do Edital nº 008/2024, voltado para a aprovação de financiamento de projetos artísticos e culturais, voltados para a 4ª Edição do Natal da Esperança 2024, devem ficar atentos ao prazo para inscrições para seleção. Serão ofertadas 18 vagas para diferentes áreas de atuação.

As inscrições podem ser efetivadas de 21 a 30 de outubro, via on-line, por meio do seguinte link: https://forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=3T2YGX1AB6F8RMU9SCZP

Conforme o Edital, a seleção é voltada para produções artísticas culturais nas áreas de música, dança, artes circenses, teatro e atividades natalinas para participação da programação cultural do Natal da Esperança, pela Secretaria de Cultura e Turismo.

O Edital prevê apresentações artísticas culturais para compor a programação da Vila do Natal no período de 07 a 31 de dezembro, com objetivo de fomentar as atividades culturais, promovendo integração entre artistas, comunidade e também valorizar os artistas locais.

Os recursos investidos no projeto, são do Orçamento do Fundo Municipal de Cultura e chega ao valor de R$162.500,00.

Todas as regras estão disponíveis no Edital 008/2024 (em anexo abaixo). As dúvidas poderão ser esclarecidas através do telefone (65) 3548-2513 com a coordenação da equipe técnica ou exclusivamente, na sala da Coordenação do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São Paulo, no 363-E, Bairro Cidade Nova.

Confira abaixo o Edital 008/2024:

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora