Um estudo inédito de toda a estrutura de fauna e flora, bem como as condições de ocupação do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, poderão ser apresentados, a partir de um plano de manejo, que começou a ser desenvolvido em Lucas do Rio Verde. O projeto teve início em parceria com uma empresa especializada, contratada pela empresa FS, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Trata-se de um recurso de compensação ambiental da empresa.
Na última semana, representantes da empresa, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para tratar do estudo, que terá duração de um ano e meio, com acompanhamento dos profissionais de engenharia ambiental, biólogos e demais servidores da pasta.
(Foto: Reprodução)
A Lei Nº 3.474, de 28 de fevereiro de 2023, cria o Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, contemplando 108,58 hectares, sendo o espaço uma unidade de conservação de proteção integral, como explica o supervisor técnico e biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“O parque pertence a modalidade do tipo proteção integral. Toda unidade de conservação tem por obrigação legal, dentro de um prazo previsto em lei, elaborar um documento chamado plano de manejo. O plano de manejo é um estudo bem completo de toda a área da unidade de conservação, desde o levantamento de flora, fauna, a parte hidrogeológica, as pressões antrópicas que sofrem local, pressões imobiliárias. É um estudo bem completo dessa área”, salienta Felipe.
O biólogo explica que o plano de manejo vai servir como um manual para criação de novas diretrizes de desenvolvimento de loteamentos e empreendimentos, levando em conta, toda a parte de estudo de preservação e conservação dos recursos naturais. “Será possível também, a identificação de áreas mais sensíveis, além daquelas mais passíveis de alocação de estruturas públicas, de locação de trilhas ou áreas de maior preservação”, observa o supervisor técnico.
A partir da parceria entre poder público e iniciativa privada, Lucas do Rio Verde será um município com uma extensa área de Unidade de Conservação urbana completamente estudada, viabilizando ainda mais a conscientização ambiental e a preservação da natureza.
(Foto: Reprodução)
“A partir desse Plano de Manejo, iremos saber quais espécies de animais temos na área de conservação, os tipos de plantas e, planejar como manter tudo isso. O conceito de parque natural existe desde 1999, mas a partir deste ano, regularizaremos tudo, permitindo pesquisas e investimentos, como esta parceria com a empresa FS”, acrescenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
O valor investido na pesquisa deve chegar ao valor de aproximadamente R$ 700 mil.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT