Connect with us

Diamantino

Alunos do Projeto Futebol de Rua de Diamantino recebem kits de materiais escolares

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Instituto Futebol de Rua, entregou kits de materiais escolares aos estudantes da Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida que participam do Projeto “Futebol de Rua”. A ação aconteceu na quarta-feira (18.10) e contou com a parceria da Águas Diamantino e Cooperativa Sicredi Ouro Verde.

Os kits foram entregues para 96 crianças, de 6 a 9 anos, que participam do projeto nos períodos matutino e vespertino.

O projeto conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano e acontece no contraturno escolar. Conforme o Instituto, as atividades seguem metodologia exclusiva aliando o futebol de rua com as aulas de formação humana, contemplando práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores.

A aluna do 2º ano que faz parte do projeto, Samira Vasconcelos, de 8 anos, contou com alegria o que já aprendeu com o projeto.

“Eu já participo desde o ano passado e aprendi a jogar bola melhor, porque quando eu comecei não sabia muito e além de aprender eu também me divirto bastante. Nós aprendemos sobre o que é o fair play que é o jogo limpo e hoje ganhamos uma mochila com várias coisas dentro.”

As crianças participantes do projeto ganharam uma mochila que continha um caderno, lápis, borracha, caneta, apontador, cola e uma garrafinha.

A professora de Educação Física do Projeto, Jaqueline Alves, falou sobre a importância do Futebol de Rua, que trabalha o esporte e a educação com os alunos, em uma metodologia que une o futebol com as aulas em sala de aula.

“Esse projeto trabalha o desenvolvimento humano a partir da prática esportiva e educacional, e acontece uma vez por semana na nossa escola. Nos nossos encontros trabalhamos temas como o meio ambiente, trânsito, além da formação esportiva, a questão do jogo limpo que é o fair play, entre outros assuntos e práticas que envolvem e ensinam as crianças.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora