Connect with us

MATO GROSSO

Tribunal promove roda de conversa sobre câncer de mama e saúde feminina a servidores

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso promoveu na última sexta-feira (20), uma roda de conversa com os servidores da casa com foco na saúde feminina. O evento foi realizado no auditório Gervásio Leite e contou com a presença de médicos, psicóloga, enfermeira e pacientes oncológicos que reforçaram a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças em mulheres de todas as idades.
 
Durante a abertura da cerimônia, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, potencializou em seu discurso a importância de cuidar da saúde física e emocional.
 
“Há várias pesquisas que apontam quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, entre elas, o câncer, mas também há orientações muito seguras de estilos de vida que podem diminuir a probabilidade de desenvolvimento de doenças. O maior de todos os antídotos é a alegria. A prevenção é o melhor remédio e fazer as nossas atividades com amor e prazer é imprescindível. Ter cuidado com a nossa saúde emocional e ter um estilo de vida com atividades físicas e dieta equilibrada contribuem com a nossa saúde”, disse a presidente.
 
A mediação da roda de conversa foi realizada pela enfermeira Alessandra Medina, servidora há 18 anos do Tribunal. O oncologista e hematologista André Henrique Crepaldi, o mastologista Luciano Florisbelo da Silva, a psicóloga especializada em atendimentos oncológicos Marilúcia Santin e as fundadoras do grupo “Life, curadas para curar” Tamara Gomes e Talita Zanata fizeram a composição da roda de conversa.
 
De acordo com estudos publicados na Revista Brasileira de Cancerologia, pacientes que participam de atendimento psicológico possuem melhor ajustamento à doença, redução de distúrbios emocionais como ansiedade e depressão, e melhor adesão ao tratamento. Por isso, é necessário que todos e todas que possuam diagnóstico positivo façam psicoterapia.
 
“O câncer precisa ser falado à mesa para que não gere tanta ansiedade. Tem pessoas que têm medo de pronunciar a palavra “câncer” e nós deveríamos tratar deste assunto em vários espaços para que o conhecimento sobre a doença seja compartilhado e acessível a todos e não gere nenhum transtorno”, comentou a psicóloga Marilúcia.
 
Tanto o médico oncologista André Crepaldi quanto o mastologista Luciano Florisbelo orientaram a todos sobre o diagnóstico precoce. O autoexame da mama e a realização periódica de exames de imagem como mamografia e ressonância magnética, além do acompanhamento anual com o médico, dieta equilibrada e exercícios físicos foram citados como imprescindíveis na busca por uma vida mais saudável e sem doenças.
 
“Não podemos deixar de falar da pré-disposição genética que deve ser levada em consideração na investigação de doenças. Porém, tendência genética não quer dizer sentença de diagnóstico positivo, por isso é tão importante que a paciente tenha hábitos e um estilo de vida saudável”, reforçou Crepaldi.
 
Há 5 anos, o Tribunal mantém uma parceria de sucesso com o mastologista Luciano Florisbelo. Em várias oportunidades ele participou de eventos realizados pelo TJ e sensibilizou servidores e servidoras sobre os tipos de cânceres.
 
“Este formato de roda de conversa é fantástico porque nós orientamos a plateia e também conseguimos trocar experiências com os casos que são trazidos aqui. A proximidade com o público proporciona que todas as dúvidas sejam sanadas e a maior parte das pessoas sai daqui sensibilizada e com a consciência da importância de realizar acompanhamento periódico”, disse.
 
O evento contou também com a participação do Coral do TJMT sob a regência do maestro Carlos Taubaté.
 
Life, curadas para curar – Desde 2019, o grupo Life acolhe pacientes oncológicas e auxiliam na caminhada do tratamento. O apoio e suporte emocional são importantes para garantir as melhores respostas ao medicamentos e terapias. Hoje, são 110 mulheres assistidas pelo grupo, sendo 1 em Brasília e outra nos Estados Unidos.
 
“Foi muito valioso todo o conhecimento compartilhado aqui com as servidoras e servidores do TJ. No Life, nós acompanhamos as pacientes por ligações, mensagens e caminhamos com todas durante o tratamento. Eu também sou paciente oncológica e estou há 4 anos com este propósito de ajudar mulheres que também enfrentam o câncer”, explicou Tamara Gomes.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 01: Roda de conversa em cima do palco do auditório Gervásio Leite. Em cima do palco estão seis pessoas posicionadas em meio círculo. Ao fundo, está projetada a arte do evento com os dizeres “Roda de Conversa, 20 de outubro às 16 horas. Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Cuide da sua saúde emocional em todos os momentos”. O palco está decorado com flores cor-de-rosa. Foto 02: Presidente Clarice Claudino fala ao púlpito. Ela usa terno, blusa e colar rosa. Os cabelos são curtos e loiros.
 
Laura Meireles / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com apoio da Setasc, 50 adolescentes ganham baile de debutante em Nossa Senhora do Livramento

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.

O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.

Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.

O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.

Foto: João Reis | Setasc-MT

O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.

“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.

O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.

Da esquerda para direita, o secretário adjunto da Setasc, Emerson Toledo, a vereadora Leila Lucia, o vice-prefeito Dr. Thiago Almeida e a secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva. | Foto: João Reis – Setasc-MT

O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.

“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.

“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.

Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora