Connect with us

MUNDO

Israel faz ataques pontuais por terra no norte de Gaza; entenda

Publicado

em

Exército de Israel confirma que fez invasões por terra no norte de Gaza
Divulgação/IDF

Exército de Israel confirma que fez invasões por terra no norte de Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram nesta segunda-feira (23) que realizaram ataques terrestres limitados no norte da Faixa de Gaza. De acordo com Israel, o foco foi mirar áreas onde estão reunidos integrantes do Hamas.

“Durante a noite, houve ataques de tanques e forças de infantaria. Esses ataques são ataques que matam esquadrões de terroristas que se preparam para a próxima fase da guerra”, afirmou o porta-voz militar de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, citado por agências internacionais. “Essas operações também localizam e procuram qualquer coisa que possamos obter em termos de informações sobre os desaparecidos e os reféns”, completou.

De acordo com as IDF, esses ataques pontuais ainda não se tratam da invasão por terra que Israel vem anunciando nos últimos dias. Hagari disse que o principal objetivo desses ataques foram descobrir onde e como os membros do Hamas estão se reunindo. “Os terroristas estão se organizando em antecipação aos próximos estágios da guerra. E nosso papel é reduzir essas ameaças”, disse ele.

No domingo (22), o Hamas afirmou em comunicado que seus combatentes enfrentaram soldados israelenses que invadiram a parte sul da Faixa de Gaza. Esse ataque não foi confirmado pelas IDF.

Guerra

Enquanto se prepara para invadir Gaza por terra, Israel segue bombardeando a região com ataques aéreos. Apesar de ter pedido para que os palestinos se desloquem para o sul de Gaza por conta da iminente invasão por terra pelo norte, Israel segue bombardeando também alvos no sul. Até o momento, mais de 4,7 mil palestinos foram mortos.

Segundo o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, a guerra contra o Hamas terá três fases . A primeira é a que está em curso, com bombardeios em Gaza e uma futura invasão por terra “com o objetivo de destruir operacões e danificar infraestruturas, a fim de derrotar e destruir o Hamas”.

Depois, a segunda fase terá combates contínuos, mas com menor intensidade, a fim de “eliminar focos de resistência” do Hamas. A terceira fase, segundo Gallant, será “a criação de um novo regime de segurança na Faixa de Gaza, a remoção da responsabilidade de Israel pela vida cotidiana na Faixa de Gaza e a criação de uma nova realidade de segurança para os cidadãos de Israel e residentes da área ao redor de Gaza”.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora