O Palmeiras treinou na manhã deste sábado (04.03), na Academia de Futebol, e finalizou a preparação para enfrentar o Guarani, domingo (05), às 16h, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Após assistirem a um vídeo no auditório do centro de excelência, os jogadores realizaram atividades técnicas e recreativas no campo.
O Palmeiras vem de quatro vitórias seguidas contra o Guarani pelo Campeonato Paulista: 4 a 1 no Pacaembu, em 2013; 1 a 0 no Allianz Parque, em 2020; 2 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa, em 2021; e 2 a 0 no Allianz Parque, em 2022. O Guarani é o time do interior paulista que o Verdão mais vezes enfrentou na história: 191 jogos, 98 vitórias, 48 empates, 45 derrotas, 329 gols marcados e 206 gols sofridos.
Verdão e São Bernardo disputam a primeira posição do Grupo D, que garante a vantagem do mando de campo nas quartas de final – o time do ABC tem um ponto a menos. Único invicto no Paulista, o Palmeiras é o time de melhor campanha no geral (27 pontos), mais vitórias (oito, ao lado do São Bernardo), menos gols sofridos (cinco) e melhor saldo de gols (13, ao lado do São Bernardo).
Convocado para a Seleção, coordenador científico do clube celebra oportunidade
Weverton, Raphael Veiga e Rony não serão os únicos representantes do Palmeiras no amistoso da Seleção Brasileira contra Marrocos, no dia 25 de março, em Tânger (MAR). Também convocado pela CBF nesta sexta-feira (03), o coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, será o quarto palestrino na delegação brasileira que viaja ao Marrocos.
“É realmente a realização de um sonho, objetivo de todo profissional que trabalha com excelência no futebol brasileiro. Farei parte da preparação física e performance, juntamente ao Léo Cupertino, que é o preparador físico do Ramon Menezes na Seleção Sub-20. Agradeço ao convite realizado por eles, para que eu pudesse integrar essa convocação, e à CBF de me propiciar essa grande oportunidade”, afirmou Daniel Gonçalves.
Segundo o coordenador, encontrar três jogadores do clube na Seleção ajudará na adaptação e no trabalho desenvolvido neste início do ciclo brasileiro para a próxima Copa do Mundo. “São atletas que admiramos no trabalho cotidiano no Palmeiras, então poder conviver com eles em ambiente de Seleção Brasileira, com outros grandes atletas do cenário internacional, creio que será enriquecedor”, completou.
“Mesmo sendo um curto espaço de tempo, nove dias de convocação, um jogo, espero auxiliar no processo de preparação para o jogo em questões que já realizamos no clube. Mais uma vez, muito feliz pela oportunidade de vestir a amarelinha e conviver com grandes atletas”, finalizou Daniel, que está no Palmeiras desde o início de 2020.
Na Copa do Mundo do Qatar, disputada no ano passado, o Palmeiras teve outros dois representantes além do goleiro Weverton: o massagista Serginho, que também foi à Copa da Rússia, e o analista de mercado Lucas Oliveira, que atuou como um dos observadores técnicos da comissão no Mundial.
Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrentou o Atlético-MG em Belo Horizonte e saiu com um empate sem gols, em um jogo marcado por domínio carioca e resistência mineira. Com o resultado, o Botafogo chegou a 69 pontos, mas viu o Palmeiras se aproximar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, por sua vez, foi a 42 pontos e caiu para a 11ª posição na tabela.
Desde o início da partida, o Botafogo mostrou superioridade. Aos dez minutos, Almada arriscou um chute de fora da área, obrigando o goleiro Everson a fazer uma defesa difícil, mandando a bola para escanteio. O domínio do Glorioso continuou, mas a forte marcação do Atlético-MG dificultava a criação de chances claras de gol.
A situação do time mineiro se complicou ainda mais aos 40 minutos, quando o lateral esquerdo Rubens foi expulso após receber dois cartões amarelos em um curto intervalo de tempo. Com um jogador a mais, o Botafogo intensificou a pressão, mas não conseguiu balançar as redes. Nos acréscimos do primeiro tempo, Vitinho teve uma boa oportunidade ao cabecear um cruzamento, mas a bola passou por cima do travessão.
No segundo tempo, o Botafogo manteve a pressão em busca do gol. Aos 16 minutos, Vitinho novamente apareceu bem, cabeceando para uma boa defesa de Everson. Marlon Freitas também tentou de cabeça, mas o goleiro mineiro estava atento. Jeffinho quase marcou em um chute que passou perto do gol, mas a bola não entrou.
O Atlético-MG, mesmo com um jogador a menos, conseguiu chegar ao ataque aos 28 minutos, mas a defesa do Botafogo impediu a finalização. Nos minutos finais, os cariocas continuaram buscando o gol da vitória. Bastos teve uma chance em um cruzamento rasteiro, mas a bola foi pela linha de fundo. Já nos acréscimos, Alexander Barboza foi expulso, deixando o Botafogo também com dez jogadores em campo.
Apesar da pressão e das oportunidades criadas, o Botafogo não conseguiu superar a retranca do Atlético-MG, que soube se segurar e garantir o empate. Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Vitória no estádio Nilton Santos, enquanto o Atlético-MG viaja para enfrentar o São Paulo no Morumbi, ambos os jogos acontecendo no sábado.
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG) Data: 20/11/2024 Horário: 21h30 Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP) Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Daniel Paulo ZIolli (SP) Cartões amarelos: Deyverson, Matheus Mendes, Zaracho, Igor Rabello e Lyanco (Atlético-MG) Cartões vermelhos: Rubens (Atlético-MG); Alexander Barboza (Botafogo)
ATLÉTICO: Everson; Renzo Saravia, Bruno Fuchs e Lyanco; Mariano, Otávio (Bernard), Fausto Vera, Zaracho (Paulo Vitor) e Rubens; Deyverson (Hulk) e Paulinho (Igor Rabello). Técnico: Gabriel Milito
BOTAFOGO: John, Vitinho (Jeffinho), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Eduardo (Junior Santos) e Thiago Almada; Luiz Henrique (Matheus Martins) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge