Connect with us

Cuiabá

Prefeitura oferece qualificação por meio do Plano Municipal de Capacitação; confira programação

Publicado

em

O Plano Municipal de Capacitação, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Gestão, oferece no mês de outubro, duas oportunidades de qualificação profissional, aos servidores municipais, com carga de 32 horas somadas, respectivamente.

“Reforçamos que esta é uma forma de valorizar os servidores. É investir em mecanismos que possam auxiliá-los na busca pelo conhecimento. Esta é uma oportunidade para que eles cresçam, se qualifiquem e melhorem as suas vidas e de suas famílias”, elencou a secretária da pasta, Ellaine Mendes.

A primeira capacitação aconteceu nos dias 16 e 18, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, e a temática ‘Planejamento Estratégico para Organizações Públicas’ foi ministrada pela prof. Silvina Anjos.

O Planejamento Estratégico de cada secretaria estabelece metas, ações e objetivos que são medidos por indicadores padronizados pelos órgãos de fiscalização, como por exemplo, o Tribunal de Conta de Mato Grosso (TCE-MT).

“O curso de planejamento é básico para que o servidor conheça quais as entregas que a prefeitura faz. A prefeitura tem um plano de governo, planejamento estratégico e o servidor, quando nomeador, precisa ter esses cursos que são base porque o planejamento é um dos pilares. Dentro de uma estrutura de governo ela é a cabeça de sistema”, frisou Silvina.

Os servidores foram orientados sobre a importância de garantir o maior controle e a transparência na execução dos programas e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá.

“O curso foi muito bom e teve uma importância ímpar para o nosso desenvolvimento como servidores. Primeiro que valoriza o servidor. Segundo que motiva e isso faz com que todos nós ganhamos: seja o servidor, seja a prefeitura e, principalmente, a cidade como um todo”, disse Anderson Quirino, servidor da Secretaria de Gestão.

Programação

Mais dois cursos serão ofertados aos servidores nos dias 23, 24 e 26 com as temáticas “Nova Lei de Licitações” e “Contratações Públicas Sustentáveis”.

As inscrições estão abertas por meio do link: https://docs.google.com/document/d/1G0b5zKrM6-jj8-ve5VRRnuCXgOO5xYbW/edit

Para os meses de novembro e dezembro mais seis cursos estão sendo programados pela Secretaria de Gestão. As capacitações serão dos temas de Introdução a Gestão de Riscos, Termo de Referência, Gestão de Tempo, Gestão de Projetos, Oratória e a Agenda 2030.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora