Connect with us

MATO GROSSO

Termo estabelece criação de associação de catadores e coleta seletiva

Publicado

em

Criação de associações ou cooperativas de catadores, erradicação de “lixões”, coleta seletiva, elaboração de política de gestão integrada de resíduos sólidos e criação de políticas públicas sustentáveis e que promovam educação ambiental. Esses são os principais eixos do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso, por meio da promotora de Justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro, e o Município de Poxoréu (254 km de Cuiabá), na pessoa do prefeito municipal Nelson Antônio Paim.

Ao firmar o termo, o Ministério Público Estadual considera o que está estabelecido na Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Conforme a lei, o acondicionamento, a coleta, o transporte, bem como o tratamento e a destinação final dos resíduos domésticos, industriais e hospitalares devem processar-se em condições que não tragam riscos, danos ou inconvenientes à saúde, ao bem estar e ao meio ambiente.

A referida norma estabelece que “o poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas a assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes a demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento”, diz trecho do TCA.

O termo tem por objetivo a adequação do Município à política ambiental de responsabilidade, para o alcance do desenvolvimento sustentável da região. Para que isso aconteça, o Município se comprometeu a criar e operacionalizar uma política pública de manejo de resíduos sólidos, fundamentada na elaboração participativa do Plano de Gestão integrado de Resíduos Sólidos, com a criação de Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Conforme o termo, será adotada uma solução consorciada ou compartilhada, de acordo com o que for econômica e ambientalmente viável, de coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos, com todas as etapas necessárias, como transporte, destinação final dos resíduos e inserção dos catadores de materiais recicláveis neste processo, inclusive com a previsão de programas e ações sociais de apoio a este seguimento.

O Município se comprometeu em criar pontos de entrega de resíduos sólidos – os Ecopontos – em locais de fácil visibilidade e acesso à população. No termo está prevista ainda a coleta especial de óleo vegetal usado (óleo de cozinha) e implantação da coleta especial de óleo lubrificante, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e eletrônicas.

Ficou estabelecido ainda que será realizada a recuperação da área utilizada como “lixão”, conforme orientação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), incluindo Plano de Recuperação.

O Município se comprometeu em apresentar o cadastro atualizado de todos os catadores organizados em cooperativas e associações e daqueles que trabalham de forma autônoma, identificando as crianças e adolescentes. O Município deverá realizar a atualização ou correção do Cadastro Único – CadÚnico, no que diz respeito ao perfil de vulnerabilidade das famílias de catadores que ainda atuam no “lixão”, bem como aquelas que se encontram vinculadas ao Centro de Triagem que pertence à administração municipal.

De acordo com a cláusula 7ª do termo, o município de Poxoréu deverá elaborar um Plano de Gestão Compartilhada da Unidade de Triagem e fornecer às associações e cooperativas todos os meios necessários ao recebimento do material reciclável e reutilizável, bem como para o tratamento e processamento deste, cabendo construir galpões de armazenamento e processamento do material reciclável.

Caberá ao município fazer campanhas orientativas com relação à coleta seletiva para que a população aprenda a separar os resíduos nas residências e fazer a compostagem dos orgânicos.

Em caso de descumprimento de qualquer das obrigações assumidas pelo Município, será aplicada multa de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento, sem prejuízo de eventuais responsabilidades civil, administrativa e por ato de improbidade.

Foto: Prefeitura Municipal.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora