Connect with us

MATO GROSSO

Mutirão de Cidadania do Governo de MT é realizado no município de Barão de Melgaço

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio das secretarias adjuntas de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (SAPPEAF), Direitos Humanos, Assuntos Comunitários e o Procon, promoveu nesta sexta-feira (03), em Barão de Melgaço, o Mutirão de Cidadania e o projeto Ônibus Lilás, em continuidade da programação para o mês da mulher. 

O mutirão contou com a equipe técnica do programa Ser Família orientando as famílias sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, orientando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); do Procon, orientando sobre os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do projeto Ônibus Lilás que promoveram palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica.

“Quero agradecer o esforço de toda equipe da Setasc em nome da secretária interina Grasielle Bugalho, dos parceiros, voluntários e do município. Os serviços disponíveis no Mutirão da Cidadania ajudam muito. Pensamos em oferecer esses serviços no Mês da Mulher, porque são elas na maioria das vezes que organizam documentos e outras situações do dia a dia. Levar a orientação para prevenção da violência doméstica e também ouvir as mulheres que estão vulneráveis com atenção e orientações que possam ajudá-las e dar um pouco mais de conforto a elas. Agradeço também ao Governo do Estado por nos dar todo suporte para essa ação acontecer”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

A secretária interina de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, frisou a importância do trabalho em conjunto com os gestores dos municípios em fazer a busca ativa para que as ações do Governo de Mato Grosso cheguem as pessoas em extrema vulnerabilidade social, como o Ser Família Mulher. 

“Idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o Ser Mulher vem para atender àquelas mulheres que sofrem com a violência doméstica e possuem a medida protetiva. Com aquele olhar sensível e coração gigante, ela queria oferecer uma oportunidade para que essas mulheres tenham vida e possam pensar em viver fora dessa realidade”, afirmou.

A secretária da Setasc destacou que muitas mulheres deixam de fazer uma denúncia e acabam vivendo em situação de violência diária, porque ela depende financeiramente do marido e não tem como sustentar seus filhos.Outro tema abordado pela secretária Grasielle foi sobre a população indígena que vive em Barão de Melgaço e que também será beneficiada pelo Ser Família Indígena. 

“A população indígena, não só de Barão de Melgaço, mas de todo Mato Grosso, pode contar com a Setasc. Em nome do nosso governador Mauro Mendes e da primeira-dama, Virginia Mendes, deixo claro que nós estamos trabalhando para que todas as ações cheguem para quem mais precisa”, pontuou. 

Grasielle Bugalho anunciou aos moradores o programa Capacita Mato Grosso que vai oferecer capacitação para que as mulheres possam ao longo de um ano, sair do programa e ter uma vida digna, afirmando que isso é desenvolvimento social.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Barão de Melgaço, Ariana Gonçalina da Silva a ação era muito esperada, pelo fato de o município ser diferenciado em razão de ter famílias ribeirinhas, de pescadores e 70 famílias indígenas.  

“Agradeço ao esforço e trabalho da primeira-dama do Estado e do governador Mauro Mendes para toda a população melgaciana. Esse mutirão veio em boa hora para nós. Estamos com o recadastramento das famílias para o SER Família que vai auxiliar muitas pessoas e o Ônibus Lilás, que é o símbolo combate da violência contra a mulher”, disse. 

A aposentada Berenice de Souza, aproveitou o mutirão para realizar exame oftalmológico e outros serviços na área da saúde.  “Quando eu fiquei sabendo do mutirão já vim correndo fazer o exame porque é um dos mais concorridos hoje. Estou gostando bastante do atendimento e quero que venham mais vezes”, finalizou. 

Larissa Gonçalina aproveitou a oportunidade para assistir a palestra sobre violência doméstica. Para ela foi importante para compreender e identificar quando acontece uma agressão, para saber como agir e ajudar. 

Entre 2019 e 2022, o município de Barão de Melgaço recebeu 7.020 cestas básicas, totalizando mais de R$ 605 mil de investimentos. Outras ações do Governo de Mato Grosso no município, entre o Ser Família Emergencial, cofinanciamento, cobertor e filtros de barro, somam mais de R$ 2,7 milhões destinados à assistência social.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora