Connect with us

BRASIL

Lula conversa com Maduro sobre eleições na Venezuela

Publicado

em

Nicolás Maduro ao lado de Lula
Reprodução

Nicolás Maduro ao lado de Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, realizaram uma conversa por telefone que se estendeu por 30 minutos nesta segunda-feira (16). Durante o diálogo, diversos temas de interesse bilateral e regional foram discutidos.

A conversa abordou assuntos de grande relevância, incluindo as eleições na Venezuela, que estão agendadas para o próximo ano. Nicolás Maduro, aliado de Lula, ocupa atualmente a presidência do país sul-americano.

O presidente brasileiro solicitou informações sobre as negociações entre o governo e a oposição venezuela, visando garantir a realização de eleições transparentes e democráticas.

Além disso, as sanções impostas pelos Estados Unidos à Venezuela foram pauta do bate-papo. Ambos os líderes discutiram os impactos dessas sanções na economia venezuelana e na população civil, buscando maneiras de mitigar os efeitos adversos.

A dívida da Venezuela com o Brasil, que estava estimada em US$ 1,2 bilhão em maio, também foi mencionada. Os presidentes discutiram propostas para a resolução desse passivo financeiro e medidas para fortalecer a cooperação econômica entre os dois países.


Em um contexto de cooperação, Lula e Maduro também debateram a facilitação do comércio na fronteira entre brasileiros e venezuelanos. Essa iniciativa visa aprimorar as relações comerciais e fortalecer os laços econômicos entre as duas nações.

Outro ponto de destaque na conversa foi a retomada da exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil, com ênfase no fornecimento de energia ao estado de Roraima. A cooperação na área energética é vista pelos dois países como fundamental para atender às necessidades da população e impulsionar o desenvolvimento da região.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora