Connect with us

Diamantino

Servidora pública compartilha mensagem positiva após vencer luta de 07 anos contra o câncer de mama

Publicado

em

O mês de outubro é um mês de conscientização acerca do câncer de mama e para muitas mulheres é um mês que remete a fortes lembranças de momentos de muita luta, mas também o sentimento de felicidade e superação, esse é o caso da servidora pública do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Sandra Regina Guimarães, de 56 anos, que superou uma luta de 07 anos contra o câncer de mama.

A profissional da saúde que é natural de Diamantino, compartilhou a rotina anual de exames que realiza. “Eu todos os anos busco realizar meus exames de rotina, o que inclui a mamografia, além disso eu sempre tive o hábito de fazer o autoexame das mamas, principalmente por trabalhar na área da saúde.”

Foi no final do ano de 2016 um momento atípico para Sandra, ela relata que nas comemorações de natal notou algo diferente em seu seio.

“No mês de dezembro, após a festividade de natal eu subi para meu quarto, tomei banho e coloquei minha roupa para dormir, momento esse que despretensiosamente ao apalpar o tecido da roupa nova toquei em meu seio e senti um caroço nele.” A partir deste momento Sandra lembra que já ficou em alerta e com uma certa preocupação. “Eu fiquei bastante apreensiva, mas busquei me manter tranquila até poder ir ao médico.”

Ela relembra como foi o processo até conseguir realizar a consulta médica. “Nos dias seguintes ao fato eu fui buscar um mastologista e no dia 8 de janeiro de 2017 fiz minha primeira consulta com um médico. Naquele dia mesmo já coletaram a biópsia para saber se realmente se tratava de um câncer ou não.”

Sandra conta que até o exame ficar pronto foram 20 dias de muita angústia, mas também de fé. “No mês de fevereiro meu médico me ligou e deu a notícia que se tratava de um câncer de mama maligno. Mesmo tendo consciência dessa possibilidade ao ouvir o médico, eu desabei em choro, mas me mantive firme para os próximos dias que eu sabia que não seriam tão fáceis.”

Ainda naquele ano de 2017 ela passou por uma intervenção cirúrgica para a retirada do nódulo, seguida do início da quimioterapia e logo após a radioterapia. “Em março eu fiz minha primeira quimioterapia. Ao todo, foram seis sessões, uma a cada 28 dias e quando começa o tratamento a gente nunca sabe o que está por vir. Ao fim, comecei a radioterapia também, ao todo foram 30 sessões.”

Durante todo esse período desde a cirurgia e os tratamentos, a servidora atribuiu a fé em Deus como um dos principais motivadores para persistir e enfrentar o tratamento, assim como sua família, amigos e colegas de trabalho que sempre estiveram presentes. “A fé em Deus me manteve firme, mesmo com as dores, a queda de cabelo, perda de apetite ao longo do tratamento eu não desisti de mim e busquei vencer esse câncer, com força, determinação e disciplina. Eu tive muito apoio da minha família, amigos e colegas de trabalho também que sempre estiveram ao meu lado.”

Depois de finalizar a radioterapia, a servidora manteve positiva e durante o período de 5 anos e 6 meses o uso contínuo de um bloqueador hormonal.

Hoje, curada do câncer de mama, Sandra Regina, deixa uma mensagem emocionante a todas as mulheres.

“O autoexame é de suma importância. Eu detectei o câncer de mama através do toque e foi o que salvou minha vida. Quanto mais cedo detectarem no seu corpo algo diferente, mais fácil e rápido é o tratamento, sempre procure um médico. Um toque pode salvar sua vida como salvou a minha.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Ação conjunta garante entrega de 91 títulos definitivos a moradores de Diamantino

Publicado

em

Por

Noventa e uma famílias de Diamantino receberam títulos de regularização fundiária em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (11.11) na Câmara de Vereadores. A ação é resultado de uma parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso, Poder Judiciário, a Prefeitura de Diamantino e o cartório local para beneficiar moradores dos bairros Cohab Nossa Senhora Conceição, Serra Azul e Centro do Novo Diamantino.

Para o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, a titularização é muito importante para a valorização do imóvel, já que os contemplados poderão investir com segurança naquilo que é seu de fato e de direito.

“Os títulos, fruto de esforços conjuntos, atendem a realização de um antigo sonho dessas famílias, que agora além da segurança jurídica alcançam a tranquilidade de efetivamente residir no imóvel próprio”, ponderou o gestor, destacando o empenho de todas as partes envolvidas e também dos servidores da Prefeitura dentro do processo.

A entrega faz parte da 2ª edição da Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro – Amazônia Legal.

Presente no evento, o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, destacou a importância do momento.

“Hoje nós estamos aqui para concretizar a realização de um sonho. Tenho certeza que esse sonho era de todos, de um dia colocar as mãos no documento definitivo, seguro, com todas as garantias judiciais, para que vocês possam dizer – esse imóvel é verdadeiramente meu”, disse Serafim.

Uma das famílias contempladas foi a da dona de casa Márcia Vita de Oliveira, 63 anos, moradora do Núcleo Habitacional Nossa Senhora da Conceição. Ela é casada com Arlei Arruda de Oliveira, servidor público aposentado e titular do imóvel, onde vivem com dois filhos. “Esperamos por 43 anos a entrega do título definitivo, mesmo tempo em que estou casada. Graças a Deus conseguimos receber a documentação”, pontuou.

Outra contemplada foi Maria Pastora Viana, de 60 anos, após uma espera de 36 anos. Ela externou a felicidade em receber o documento. “É uma emoção muito grande, estou muito feliz. Meu aniversário foi agora em novembro, e é um presente de aniversário que eu ganhei”.

O processo envolve etapas como medição dos terrenos, análise de documentos e, finalmente, a emissão das escrituras definitivas. A documentação atendendo aos critérios legais, garante segurança jurídica e qualidade de vida aos familiares do município ao assegurar o título da propriedade definitiva.

Segundo o Intermat, o Governo do Estado de Mato Grosso tem o compromisso de entregar mais 20 mil títulos definitivos registrados até 2026, potencializando os serviços prestados ao cidadão e sendo um órgão de excelência em regularização.

Com: Ascom Intermat

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora