Connect with us

MATO GROSSO

SES realiza Primeira Jornada Estadual de Imunização para fortalecimento das ações em MT

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza nesta segunda-feira (16.10), de 7h30h às 17h30, a Primeira Jornada Estadual de Imunização. O evento segue até terça-feira (17.10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo é fortalecer as ações de vacinação em Mato Grosso, com foco na melhoria da cobertura vacinal.

Devem participar do encontro cerca de 150 por profissionais da saúde que atuam na área de vacinação, além do público em geral interessado na temática.

“A gestão está empenhada em auxiliar os municípios na melhoria das coberturas vacinais, visto que eles são os responsáveis por alcançarem as metas de vacinação definidas pelo Ministério da Saúde. Para isso, estamos promovendo cursos, palestras, encontros e oficinas para o aprimoramento dos serviços”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

O credenciamento da Jornada inicia às 7h30. Já as palestras começam a partir de 9h, sendo a primeira com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério das Saúde, Eder Gatti. Em seguida, o debate será conduzido pela coordenadora Geral de Incorporação Científica e Imunização no Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do DPNI, Ana Catarina. O período da manhã termina às 11h com uma discussão comandada pelo assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Flávio Alexandre.

No período da tarde, das 13h às 17h30, serão apresentadas experiências exitosas executas pelos municípios de Tabaporã, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Novo São Joaquim, Tapurah, Planalto da Serra, Paranatinga, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte e Paranaíta.

Na terça-feira, a partir de 7h30, o encontro segue com uma palestra realizada pela consultora em Imunizações pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Francieli Fontana. Depois, a servidora da SES, a médica Pediatra Neonatologista da Coordenadoria do Programa Estadual de Imunizações de Mato Grosso, Sandra Monteiro, conduzirá o debate.

A manhã continua com apresentação das experiências exitosas dos municípios de Rondonópolis, União do Sul, Várzea Grande, Campos de Júlio, Salto do Céu, Barra do Bugres e Nova Brasilandia. Na parte da tarde, a partir das 13h, o evento terá apresentações dos municípios de Gaúcha do Norte, Santa Carmem, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Juscimeire e Campo Verde.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora