Connect with us

BRASIL

Quinto avião da FAB sai de Israel com 215 brasileiros e 16 pets

Publicado

em

Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira
Divulgação/CECOMSAER

Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira

O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) usado para repatriar brasileiros que estão na região da guerra entre Israel e Hamas decolou de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 (horário de Brasília) deste saábado (14). O voo traz 215 passageiros e 16 pets. A previsão de pouso no Rio de Janeiro é para a madrugada deste domingo (15).

Além disso, a sétima aeronave da FAB usada na missão de repatriação decola do Rio de Janeiro às 17h (horário de Brasília) deste sábado. Trata-se de um KC-30 (Airbus A330 200), com capacidade para cerca de 210 passageiros. A previsão é que o avião volte ao Brasil na terça-feira (17), trazendo passageiros de Israel.

Até o momento, 701 pessoas foram repatriadas pela operação “Voltando em Paz”, do governo federal. Quatro voos já chegaram ao Brasil trazendo pessoas que estavam em Israel:

De acordo com o Planalto, as missões continuarão até que todos os 2,7 mil brasileiros que pediram para regressar ao país sejam repatriados. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos no total. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, disse o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer.

Para definir a ordem de prioridade, a operação foca primeiro em brasileiros residentes no Brasil. Dentre estes, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade estão sendo priorizados.

Resgate em Gaza

A sexta aeronave empregada na missão “Voltando em Paz” está destinada a buscar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Neste momento, o avião VC-2, cedido pela Presidência da República , está em Roma, de onde aguarda autorização para ir ao Egito.

No país, resgatará cerca de 22 brasileiros que sairão da Faixa de Gaza por via terrestre.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora