Connect with us

MUNDO

Israel nega uso de munições de fósforo branco após acusações de ONGs

Publicado

em

Ataques do Hamas deixaram mortos, feridos e destruição em Israel
Reprodução / CNN Brasil – 09.10.2023

Ataques do Hamas deixaram mortos, feridos e destruição em Israel

O Exército de Israel negou nesta sexta-feira (13) ter usado munições de fósforo branco em suas operações militares nos últimos dias contra Gaza e Líbano, após ser alvo de acusações por parte das principais organizações de direitos humanos do mundo.

Segundo as al Jazeera , as autoridades israelenses classificaram as denúncias como “inequivocamente falsas”.

A Human Rights Watch (HRW) e a Anistia Internacional acusaram Israel de usar munições de fósforo branco em Gaza e no Líbano, colocando os civis em sério risco de ferimentos graves e de longo prazo.

“O Laboratório de Evidências de Crises da Anistia Internacional verificou que as unidades militares israelenses que atacam Gaza estão equipadas com projéteis de artilharia de fósforo branco”, escreveu a ONG em seu perfil no X (antigo Twitter), após analisar vídeos do conflito.

A organização humanitária explicou ainda que continua investigando “o que parece ser o uso de fósforo branco em Gaza, incluindo um ataque perto de um hotel de praia na Cidade de Gaza”.

Na última quarta-feira (11), o jornal norte-americano Washington Post citou a análise de um vídeo divulgado pela HRW, o qual parece mostrar o uso de fósforo branco em um dos ataques de Israel contra Gaza.

As imagens exibem dois tiros de artilharia disparados em rápida sucessão contra os alvos que, uma vez explodidos, libertam automaticamente fósforo branco.

Esse tipo de substância é altamente tóxica e inflamável e pode provocar desde queimaduras graves até necroses. Uma convenção assinada em Genebra em 1980 proíbe a utilização de fósforo branco contra populações civis ou contra alvos militares dentro de uma área civil.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora