Connect with us

Lucas do Rio Verde

Prefeitura assina certidão de regularização de imóveis do loteamento Jardim Europa III

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Câmara Municipal e 27 moradores do loteamento Jardim Europa III realizaram nesta quarta-feira (11) a assinatura da certidão de regularização fundiária do local.

O processo foi instaurado como uma Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E), sendo aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados até 22 de dezembro de 2016.

“Toda parte de responsabilidade de obras, de projetos e de custos cartorários é dos moradores. Mas, com isso, o Município aprovou os projetos que eles apresentaram, fez toda a análise dos documentos e está resolvendo uma situação de moradores que estão ali há mais de 12 anos, que tinham o seu lote, mas que não tinham o documento desses imóveis. Esse documento agora vai para o cartório, que vai abrir as matrículas de cada pessoa, já com o nome dela e o título. Isso é uma comprovação de que a pessoa é dona daquele imóvel, dando muito mais segurança para os moradores”, explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Recentemente, o Município entregou regularizações fundiárias da Comunidade Itambiquara, além de instaurar o processo de Reurb no bairro Colina Verde (antigo Macucos).

“Mais uma entrega importante, onde 27 moradores do bairro Jardim Europa III que esperam a titulação, recebem a entrega do título para que seja levado a registro e cada um possa definitivamente ter a sua escritura, a sua matrícula registrada. É uma observação muito importante porque foi uma ocupação, uma venda irregular e hoje através da Lei do Reurb-E, que foi criado e aprovado em 2017, a gente pode regularizar isso. Essas pessoas daqui para frente serão efetivamente proprietárias dos seus terrenos”, enfatiza o prefeito Miguel Vaz.

Jaime Gentil Martins é empresário e um dos moradores do loteamento e expressou sobre os benefícios da Reurb-E para o seu imóvel. “A gestão foi atenciosa e com esse passo, vai nos beneficiar muito. É gratificante saber que agora minha moradia estará regularizada, podemos construir, sonhar com liberdade”, definiu.

“É uma atitude corajosa do prefeito Miguel Vaz, de encarar os problemas que a sociedade tem e agora nós estamos entregando, então, mais uma regularização. E essa tem uma característica muito diferente, porque ela é uma Reurb-E, que significa que os proprietários estão pagando a infraestrutura e estão pagando também todo o processo de regularização de cartório, enfim, diferente da Reurb social, que nós aplicamos em outros locais do município. É mais segurança para as pessoas que moram aqui, mais oportunidade para cidade e oportunidades que nós estamos construindo, que é Lucas do Rio Verde”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Estiveram presentes na assinatura o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo Alan Togni, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, procuradora municipal, Derlise Marchiori, presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, vereador Wlad Mesquita e o empresário e morador do loteamento Jardim Europa III, Jaime Gentil Martins.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora