Connect with us

BRASIL

Radioagência Nacional completa 19 anos de conteúdo radiofônico online

Publicado

em

A Radioagência Nacional completa 19 anos nesta quarta-feira (11). O veículo disponibiliza, para emissoras de todo o país, entre rádios comunitárias, públicas, universitárias e privadas, o download gratuito de matérias, programetes, entrevistas, spots, podcasts e radiodocumentário produzidos pelo Radiojornalismo da EBC, pela própria equipe da Radioagência Nacional, pelas rádios e pela Agência Brasil. O alcance do material atinge capitais e interior, via computadores, celulares ou antigos rádios de pilha. Por mês, o conteúdo é replicado mais de 500 mil vezes por cerca de 300 mil usuários, alcançando milhões de ouvintes.

Em 2023, o veículo lançou o podcast Histórias Raras, que possui duas temporadas. A primeira revela a trajetória de quem vive com os desafios diários, o custo financeiro e psicológico de ter uma dessas enfermidades, além do empenho para conquistar seu espaço e conseguir colocar em prática políticas públicas. Já na segunda temporada, o podcast aborda a vivência e os desafios de pessoas que se descobriram neurodivergentes depois de adultas. O material concorre ao prêmio na Categoria Podcast, do Prêmio +Admirados da Imprensa, promovido pelo Hospital Albert Einstein.

Já a série Sala de Vacina mostra como a vacina mudou o Brasil, o mundo e virou parte da nossa identidade nacional. O podcast foi produzido para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Outra novidade foi o lançamento do documentário Mães que Lutam – Um Tiro Roubou meu Filho: Mães que Lutam pela Vida da Juventude Negra”. O especial narra a história de mulheres negras periféricas que tiveram seus filhos, crianças e adolescentes, mortos pela polícia. E, a partir da perda, foram levadas a lutar por justiça.

O Tira-dúvidas do Imposto de Renda também foi um produto de sucesso lançado em maio de 2023 e que gerou um pico de acessos no site da Radioagência Nacional. Foram 30 interprogramas que esclareceram dúvidas comuns e inusitadas sobre como declarar corretamente o IRPF.

A Radioagência Nacional foi criada em 11 de outubro de 2004. Desde 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação, o veículo  trabalha com foco na promoção da cidadania, aprimorando a qualidade dos conteúdos, do layout e da navegação.

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora