Connect with us

Diamantino

Ensino público de Diamantino dá mais um passo ao futuro com o Programa Cultura Digital

Publicado

em

Com intuito de promover acesso à cultura digital e preparar os alunos para a modernização tecnológica, a Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Educação, lançou a 2ª edição do Programa Cultura Digital que atenderá mais de 600 crianças da rede municipal. A solenidade contou com entrega de kits de robótica e uniformes para 316 alunos de quatro escolas do município, e aconteceu nesta quarta-feira (11.10) no Centro de Eventos Juarez de Abreu.

O programa, que consiste em ensinar às crianças uma programação de robótica e como usar o metaverso no processo de aprendizado em matérias tradicionais como geografia, história e ciências, será trabalhado com os alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais Castro Alves, Maria Euzébia Ferreira, Elza Martins de Queiroz, Décio Furigo, Castorina Sabo Mendes, Brás Maimoni, João Batista e Francisco Kroling.

Entre as novidades deste ano estão a adequação de oito laboratórios completos. As aulas com realidade virtual, impressão 3D e corte a laser começam a partir do mês de novembro e já no início do ano letivo de 2024 as crianças aprenderão mais sobre programação e robótica (Mecânica e eletrônica).

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, falou sobre a 2ª edição do programa que trabalha com os alunos a educação e a tecnologia na sala de aula, incentivando futuros profissionais experientes, buscando crescer e aprender cada vez mais.

“Hoje Diamantino avança na educação com a 2ª edição do programa sendo implantado nas nossas escolas do município. Ao todo, serão mais de 600 crianças que participarão do curso que trabalha a educação e a tecnologia. Estamos felizes de sermos um município que leva gratuitamente esse curso para as escolas e insere os pequenos na modernidade e cultura digital com um ensino de qualidade.”

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, reforçou a importância do programa que leva aos alunos um conteúdo completo de ensinamentos.

“É com grande alegria que estamos realizando a abertura de mais uma edição do Programa Cultura Digital. Somos grandes incentivadores, desde o momento que foi apresentado o projeto na secretaria de cultura, abraçamos e colocamos em prática e hoje ver o sucesso que tornou é gratificante, as crianças aprendem na teoria e na prática sobre robótica, programação, metaverso e muito mais.”

As crianças receberam kits gratuitos com cinco livros de incentivo à robótica, ao espaço e ao mundo. Quebra-cabeça de madeira reciclável, kit de iniciação à robótica, camiseta, adesivo, máscara e muito mais.

O aluno Ullian Gabriel dos Santos, de 10 anos, da escola municipal Elza Martins de Queiroz, contou com empolgação a expectativa que tem para aprender sobre a tecnologia.

“É a primeira vez que eu vou aprender robótica na escola e estou muito empolgado para descobrir tudo sobre robótica e metaverso. É muito animador! Eu desde criança queria aprender sobre esse assunto, quando eu crescer quero ser engenheiro. É a primeira vez que eu vejo todos esses materiais e já gostei muito.”

O secretário Municipal de Educação, Rodrigo Rocha, destacou o compromisso de sempre proporcionar o melhor ensino aos alunos da rede municipal em Diamantino.

“Ver cada criança alegre e vibrando ao ter um pouco de contato com o que irão aprender em sala de aula, com a teoria e a prática, é muito animador. Incentivamos sempre os nossos alunos, e esse é um programa que vem para agregar ainda mais no aprendizado unindo a educação e a tecnologia oferecida no município.”

As crianças ainda puderam ter a experiência na prática com os óculos de realidade virtual.

Quem também compartilhou sobre a manhã de muita animação e a expectativa do que espera aprender foi a aluna Gabriela de Souza, de 10 anos, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz.

“Hoje foi muito legal e eu ganhei um kit de robótica incrível cheio de coisas para fazer,e também um uniforme, estou bem empolgada em começar a aprender. É a primeira vez que vou ver sobre esse assunto. Apareceu um robô grande, muito alto e bem legal. Não vejo a hora de começar as aulas.”

Para alegria e surpresa das crianças um robô, personagem da tecnologia, apareceu para visitá-los.

Participaram também do evento de lançamento do Programa Cultura Digital, os secretários de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva, Esportes e Lazer, Avelino Dantas, Administração, Edvaldo Carnaúba, a chefe de gabinete, Evanilda Martins, a diretora da Secitec polo Diamantino, Eva Luiza Melo e os vereadores Rose Pinhata e Ranielli Lima.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora